Com modelo home based ou home office, essas microfranquias eliminam o custo de loja física e prometem retorno rápido com investimento a partir de R$ 4.990
O sonho de ter o próprio negócio está mais acessível — e portátil. Um número crescente de micro franquias brasileiras está abandonando o tradicional ponto comercial e apostando em modelos home based ou home office. A estratégia reduz custos fixos e acelera o retorno sobre o investimento, o que atrai um novo perfil de empreendedor: mais digital, enxuto e focado em rentabilidade.
A seguir, selecionamos redes de franquias que operam com modelos que dispensam loja física, permitindo que o franqueado atue de casa, com estrutura mínima. Elas variam de serviços de limpeza e saúde a a viagens e consultoria. Todas têm um ponto em comum: custo inicial menor e promessa de retorno rápido.
Maria Brasileira
Consolidada como a maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, com mais de 500 unidades localizadas em todos os estados. A franquia oferece modelos de negócios para cidades com até 100 mil habitantes, permitindo que a franquia seja administrada em home based, eliminando custos com ponto comercial e funcionários, por exemplo, aumentando a rentabilidade do empreendedor.
- Investimento inicial: a partir de R$ 49.300
- Faturamento médio mensal: R$ 45.000
- Prazo de retorno: 14 meses
CleanNew
A rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, não necessita de ponto comercial para funcionamento. O profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa.
- Investimento inicial: a partir de R$ 59.900 (incluso equipamento, estoque, kits, uniforme e taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: de R$ 14.000 a R$ 30.000
- Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
Padrão Enfermagem
Rede especializada no agenciamento de profissionais da área da saúde, como enfermeiros e cuidadores. Seu principal objetivo é conectar esses profossionais a pessoas que necessitam de cuidados domiciliares ou hospitalares, oferecendo serviços essenciais voltados para a saúde. Com modelo de atuação home based, permite que o franqueado gerencie remotamente o fluxo de colaboradores e os agendamentos dos serviços.
Investimento inicial: a partir de R$ 50.000 (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 25.000
Prazo de retorno: 18 meses
3, 2, 1 GO!
Rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. Para quem não abre mão da liberdade geográfica, a marca tem o modelo de negócio home office, que dispensa ponto comercial. A 3, 2, 1 GO! atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada.
- Investimento inicial: R$ 12.000 (modelo home ofce, incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: de R$ 15.000 a R$ 50.000
- Prazo de retorno: de 3 a 12 meses
KoalaCar
Micro franquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. Como o serviço funciona por agendamento, não é preciso abrir uma loja para ser franqueado.
- Investimento inicial: R$ 4.990 (modelo home based, incluso taxa de franquia e kit inicial)
- Faturamento médio mensal: R$ 10.000
- Prazo de retorno: de 3 a 6 meses
GraalSeg
A GraalSeg é referência em Segurança e Medicina do Trabalho. Com 14 anos de experiência no ramo, a marca ingressou no franchising em 2023, expandindo o modelo de negócio por meio de três formatos de micro franquia. Dentre eles, o de home office, que dispensa a necessidade de um ponto comercial, o que permite ao franqueado trabalhar da própria casa. É necessário ser da área de Segurança ou Medicina do Trabalho ou ter alguém na equipe que seja destas áreas.
- Investimento inicial: R$ 18.500 (incluso taxa de franquia, equipamentos, instalações e serviços)
- Faturamento médio mensal: R$ 30.000
- Prazo de retorno: 6 meses
Minha Quitandinha
Criada em 2020, a Minha Quitandinha é uma startup que opera minimercados autônomos instalados em condomínios, empresas, hospitais e escolas. As unidades funcionam 24 horas por dia, sem necessidade de atendentes, com sistema de monitoramento e pagamento via aplicativo.
O modelo exige pouca manutenção, e o franqueado pode administrar o negócio remotamente. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 18 mil, com retorno estimado entre 10 e 18 meses.
- Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
- Retorno do investimento: 10 a 18 meses
Vinho 24h
A Vinho 24h traz um modelo inovador de adegas autônomas instaladas em condomínios. O consumidor acessa os vinhos por meio de um sistema de autoatendimento, sem necessidade de funcionários.
- Investimento inicial: R$ 32.900
- Faturamento médio mensal: R$ 11.482
- Retorno do investimento: 14 meses
Santa Carga
A Santa Carga também aposta na combinação de carregadores de celular e publicidade. Os totens instalados em locais estratégicos geram receita com anúncios exibidos nas telas digitais. O franqueado lucra sem precisar operar ou administrar funcionários.
- Investimento inicial: R$ 19.900
- Faturamento médio mensal: R$ 8.316 por totem
- Retorno do investimento: até 8 meses
market4u
A market4u é a maior rede de mercados autônomos do Brasil, com mais de 2.185 pontos de venda em 155 cidades. As unidades não precisam de funcionários e são gerenciadas remotamente pelo franqueado. O monitoramento é feito por câmeras e um aplicativo próprio, que controla o estoque e as vendas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 10 mil a R$ 15 mil
- Retorno do investimento: 16 a 24 meses
FONTE: EXAME