Uma manhã de brincadeiras, socialização, cultura e inclusão. Assim foi o segundo encontro do Projeto Turismo TEAcolhe, promovido pela Prefeitura de Congonhas por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento, Assistência Social e Cidadania. A ação aconteceu no distrito de Lobo Leite e reuniu crianças neurodivergentes e suas famílias.
Além de conhecer a história do distrito de Lobo Leite e visitar a Capela de Nossa Senhora da Soledade, as crianças participaram de atividades sensoriais e lúdicas, por meio da musicoterapia e da pintura. “Essa iniciativa é incrível, porque através dela as crianças têm acesso à nossa história e conhecem o patrimônio de Congonhas, e ainda participam de um momento de socialização que é muito importante”, destaca Ana Maria Leite, musicoterapeuta que atua como voluntária no projeto.






O objetivo principal da ação é proporcionar a essas crianças e suas famílias uma oportunidade de conhecerem pontos turísticos da nossa cidade de forma inclusiva, em um ambiente adequado de acolhimento. Em meio a brincadeiras, os participantes conhecem detalhes interessantes da nossa história. “Acredito que esse tipo de ação é muito valiosa para todas as crianças; conhecer a história local é muito importante, pois as novas gerações é que serão responsáveis até mesmo pelo cuidado e pela preservação da nossa história”, comentou Joyce Cristina Dias, catequista da comunidade.






Matheus Velozo, gerente de capacitação da Secretaria de Turismo, explica como o projeto contribui para o desenvolvimento turístico da cidade: “essa é uma ação intersetorial pensada com muito carinho, pra gente desenvolver dois segmentos: o turismo pedagógico – cujo objetivo é apresentar Congonhas para os próprios congonhenses – e o turismo inclusivo, que é fundamental para tornar Congonhas um destino cada vez mais plural”. A primeira edição foi realizada no distrito de Lobo Leite em dois encontros, nos dias 12 e 26 de abril. A ideia é que as próximas edições sejam realizadas em outras localidades, para valorizar os demais distritos da cidade e seus patrimônios históricos, culturais e naturais.
Por: Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Congonhas





