Veja alguns destinos deslumbrantes do estado mineiro; lista sugere cidades históricas, destinos gastronômicos e opções de passeios aquáticos
Viajar pelas cidades de Minas Gerais é um verdadeiro mergulho em cultura, gastronomia e natureza. Mas para que essa experiência seja inesquecível de forma positiva, é fundamental planejar bem a viagem.
Continue a leitura para saber mais sobre as lindas cidades de Minas Gerais e como escolher o melhor meio de transporte para a sua viagem.
Avião, ônibus ou carro: qual a melhor escolha para conhecer Minas Gerais?
O primeiro passo para curtir as cidades mineiras é escolher a melhor forma de transporte. Viajar de carro, ônibus, avião ou trem têm suas vantagens e a opção mais adequada vai depender do perfil do turista, tempo e orçamento.
Para quem busca liberdade para explorar cidades menores, fazer paradas estratégicas e apreciar as paisagens com calma, viajar de carro é uma excelente escolha. Mas, antes de pegar a estrada, revise o veículo, verifique o trajeto no GPS e evite dirigir à noite em estradas mais rurais.
Viajar de ônibus é uma excelente opção para quem busca comodidade. A maioria das cidades têm rodoviárias bem localizadas e contam com empresas que oferecem passagens on-line com descontos.
Se a ideia é economizar tempo em trajetos longos, opte por voos para aeroportos como o de Belo Horizonte (Confins), Uberlândia e Juiz de Fora. Para encontrar passagens com facilidade, pesquise em sites confiáveis e programe a compra com antecedência.
Vale também procurar pacotes de viagem para Minas Gerais que já incluem hospedagem e transporte.
Ao definir qual o meio de viagem, chegou a hora de conhecer lugares bonitos de Minas Gerais e suas atrações imperdíveis.
6 cidades de Minas Gerais para conhecer o quanto antes
Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Capitólio, São João Del Rei e Monte Verde estão entre as cidades que todo turista deve visitar em Minas Gerais. Veja a seguir o que esperar em cada uma delas
1. Ouro Preto
Uma das cidades históricas mais famosas do país, Ouro Preto encanta com suas ruas, inclusive uma delas eleita a mais bela do mundo, além das igrejas barrocas e casarões coloniais.
Visite a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, e o Museu da Inconfidência, que conta a história da luta pela independência do Brasil. Para evitar filas, compre ingressos online com antecedência, especialmente em feriados e alta temporada.
Aproveite para caminhar pelas ladeiras usando um calçado confortável e leve uma garrafinha de água. Para comer bem, escolha um restaurante típico e experimente o frango com quiabo e angu, acompanhado de uma boa cachaça artesanal local.
2. Capitólio
Se você ama paisagens naturais, Capitólio precisa estar no seu roteiro, principalmente os cânions do Lago de Furnas, as cachoeiras da região e os passeios de lancha. Para garantir segurança e conforto, agende o passeio de lancha com agências credenciadas e verifique se oferecem colete salva-vidas.
Evite visitar os mirantes em dias chuvosos por causa dos riscos de escorregões, leve roupa de banho, protetor solar e dinheiro em espécie para os pontos que não aceitam cartão.
Por fim, não vá embora sem experimentar o peixe na telha com banana-da-terra, prato típico dos restaurantes locais.
3. São João del-Rei
Com um centro histórico bem preservado e vida cultural intensa, São João del-Rei é rica em igrejas, como a Catedral do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. A dica é fazer um tour guiado a pé, que geralmente custa pouco e ajuda a entender os detalhes históricos e religiosos da cidade.
Aos sábados, aproveite as feirinhas de artesanato na praça central para comprar lembrancinhas e delícias locais como doces de leite e compotas.
Vale fazer o trajeto Tiradentes-São João del-Rei de trem e voltar de van para economizar tempo.
4. Tiradentes
Entre as cidades de Minas Gerais para casais e amantes da boa comida, Tiradentes oferece charme e sossego. Faça um roteiro a pé pelo centro histórico, aproveite para conhecer ateliês e lojinhas de artesanato.
Agende um passeio na Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del-Rei, e não perca o pôr do sol visto da Igreja Matriz de Santo Antônio.
Reserve uma mesa nos restaurantes premiados durante os festivais de gastronomia e prove o torresmo crocante com goiabada apimentada – uma fusão da tradição com inovação.
5. Diamantina
Mais uma das cidades mineira é Diamantina, que oferece uma atmosfera musical única. Planeje sua viagem para coincidir com as noites de seresta, quando músicos percorrem as ruas do centro histórico tocando modinhas e serenatas.
Durante o dia, explore o Passadiço da Glória, a Casa de Juscelino Kubitschek e o Mercado Velho, onde é possível almoçar pratos típicos a preços acessíveis. Fique atento à previsão do tempo, pois as ruas são de pedra e escorregadias em dias úmidos.
6. Monte Verde
Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é perfeita para quem busca romantismo ao se hospedar em um chalé com lareira. Aproveite para fazer trilhas leves como a Pedra Redonda ou o Pico do Selado, pois mesmo no verão as temperaturas podem ser baixas, sendo ideais para uma caminhada.
Saiba que a vila fica cheia nos finais de semana e feriados, então faça reservas com antecedência, inclusive em restaurantes. Algumas dicas gastronômicas são saborear o fondue, a truta grelhada e o chocolate artesanal, que são especialidades da região.
Para aproveitar ao máximo, monte um roteiro inteligente, priorizando cidades próximas umas das outras e usando apps de mapas para traçar os melhores caminhos.
Seja viajando de carro, ônibus ou avião, não há como errar, as cidades de Minas Gerais são sempre uma boa ideia.
FONTE: UAI