Carro elétrico barato em 2025 por menos de R$ 100 mil: Renault Kwid E-tech lidera no ranking como o mais barato do mercado de eletrificados. Conheça o carro elétrico da Renault.
Renault Kwid E-tech: O mercado de veículos elétricos brasileiro têm crescido exponencialmente, como a diversidade crescente de modelos disponíveis para os consumidores. Neste ano, a competição entre as marcas para oferecer um carro elétrico barato está mais acirrada do que nunca. A chegada de novos modelos, principalmente de montadoras chinesas, têm aquecido o setor, contudo o carro elétrico da Renault permanece como o mais acessível do país.

Entenda a concorrência acirrada do carro elétrico barato
O carro elétrico da Renault, lançado como uma opção econômica para aqueles que desejam entrar na onda dos elétricos, continua sendo o único modelo movido a bateria com preço abaixo de R$ 100 mil. Embora tenha autonomia limitada e equipamentos básicos, o Renault Kwid E-tech ganha destaque por ser de uma marca consolidada no Brasil, oferecendo uma rede de suporte confiável.
Introduzido em 2023, o BYD Dolphin rapidamente se tornou um dos principais concorrentes do modelo em vendas. Com preço competitivo e uma lista de equipamentos mais encorpada, o chinês fez com que outras marcas se ajustassem às suas estratégias de preços.
Equipado com central multimídia, seis airbags e conexão com Android Auto e Apple Carplay, o asiático entrega um ótimo custo-benefício para os consumidores.

Outro concorrente notável do carro elétrico barato é o Caoa Chery iCar, que passou por uma redução de preço significativa após a chegada de novos modelos ao mercado nacional. Com consumo eficiente, uma lista de equipamentos que inclui ar condicionado automático e bancos com ajustes elétricos, o modelo se posiciona como uma pessoa atraente para aqueles que buscam economia e tecnologia.
Dessa forma, com a crescente demanda por veículos sustentáveis, a expectativa é que mais montadoras coloquem seus modelos à venda no mercado brasileiro.
A tecnologia de baterias continua evoluindo prometendo maior economia e tempo de recarga mais rápidos. Indo além, incentivos governamentais e investimentos em infraestrutura de recarga são fundamentais para apoiar essa transição.
Principais diferenciais do Renault Kwid E-Tech
A mobilidade elétrica não é uma novidade para a marca francesa, visto que é pioneira nesse tema no país e no mundo. O importante avanço foi a criação da plataforma E-tech, que entrega ótimas vantagens com a facilidade para reabastecer a bateria, que conta com capacidade de 26,8 kWh e pode ser carregada até em uma tomada doméstica, tanto de 110 quanto 220v.
Em um carregador rápido, vai de 15 a 80% em 40 minutos. A autonomia de 185 km unindo uso Urbano e rodoviário, certificada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, é suficiente para a jornada diária média das regiões metropolitanas brasileiras.
O carro elétrico da Renault é equipado com motor que entrega 65 cavalos de potência e 9,9 kgfm de torque, entregando aceleração que vai de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos. Com essa aceleração, o carro elétrico barato apresenta grande agilidade no trânsito Urbano, enquanto seu comprimento de 3,7 3 4 m facilita manobras e estacionamento. As cores disponíveis são Branco Polar e Prata Diamond.
Modelo da Renault tem o menor custo de uso
A bateria do Renault Kwid E-tech foi projetada com tecnologia que divide em módulos, reduzindo o custo em até 50%, e facilitando a manutenção. Toda vez que o motorista reduz a pressão no acelerador, a energia é regenerada e armazenada, fazendo com que a autonomia seja renovada. Sendo assim, em junho do último ano, o modelo foi eleito o carro elétrico barato com menor custo de uso do Brasil pela famosa revista Quatro Rodas.
O custo por quilômetro rodado no carro elétrico da Renault é 6 vezes inferior ao de 1 modelo equivalente com motor a combustão. Este tem garantia de fábrica de 3 anos ou até completar 100 mil quilômetros rodados. Já a bateria tem 8 anos de garantia ou 120.000 km rodados, caso a marca seja atingida antes.
Em relação ao preço, o veículo registra uma queda de 38% em seu valor de mercado. Em 2024 era vendido por R$ 126.652. Em 2025 viu seu preço cair para R$ 77.315, devido à chegada de outros rivais como BYD e GWM.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS