A Prefeitura implanta uma unidade móvel ao lado da UPA 24 horas, em parceria com o ICISMEP (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba), para ampliar o atendimento com uma equipe médica disponível aos pacientes em consultas e exames. Nas últimas semanas, Lafaiete vem presenciando um surto tanto nas redes público como privada da propagação do vírus contagiante do H1N1 com a superlotação das unidades de saúde com longas filas a espera.
A alternativa ágil e emergencial vai dar vazão ao atendimento com maior tempo de resposta aos pacientes, em função do cenário preocupante em época sazonal de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e, sobretudo, síndromes respiratórias agudas, que afetam gravemente nossa população.
Hoje pela manhã (15), o Prefeito Leandro Chagas (PRD) esteve pessoalmente na UPA para conversar e dialogar com os usuários. “Pela primeira vez temos uma unidade móvel para dar vazão ao atendimento melhorando o tempo de resposta. Escolhemos implantar a unidade aqui pela estrutura já alocada e perto do laboratório. Estamos em um momento crítico e nossa ação vai encurtar o tempo de espera na UPA com mais estrutura para atender nossa população”, disse. Leandro informando, que logo após o surto, a unidade móvel vai percorrer os bairros visando a descentralização atendimento. “Usem máscara e vacinem”, orientou o Prefeito.
Há quase 60 dias, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete (MG) decretou Situação de Emergência no Âmbito da Saúde para fins de prevenção e enfrentamento em todo o município contra o avanço da contaminação do vírus da influenza, do Vírus Sincicial Respiratório e da síndrome respiratória aguda (SRAG) ocasionando uma superlotação das emergências pré-hospitalares, com expressiva superlotação das emergências, representando de forma significativa o público infantil.