Como parte dos festejos do jubileu de prata da formação mineira, que neste ano completa 25 anos de estrada, a Orquestra Ouro Preto (OOP) presenteia o público na terra onde nasceu com show gratuito. No dia 24, o grupo sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo sobe ao palco montado na Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência, ao lado do pernambucano Alceu Valença para apresentação do premiado “Valencianas”.
O espetáculo traz novos arranjos para canções do repertório de Alceu Valença. Setlist traz sucessos como Anunciação, La Belle de Jour, Tropicana e Como Dois Animais em versões sinfônicas aclamadas dentro e fora do Brasil com a combinação de elementos da música popular com a sonoridade orquestral – marca registrada da OOP.A parceria musical entre o cantor e a OOP começou em 2012 e já resultou nos álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022) e é apontada por crítica e público como uma fusão de sucesso entre tradição e inovação na música brasileira. No início do ano, encantou plateias diversas em turnê por sete cidades na Europa.
Mais festa para o público
As celebrações do jubileu da OOP incluem ainda a montagem de uma ópera – a terceira da orquestra – baseada no best-seller “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva, autor também do livro “Ainda Estou Aqui”, cuja adaptação para o cinema garantiu Oscar e Globo de Ouro ao Brasil.
