Com grande alegria, os mais de 15 mil moradores de Entre Rios de Minas celebram a restauração dos três sinos da Matriz de Nossa Senhora das Brotas. Foram mais de 2 meses de trabalho cuidadoso do restaurador Manoel dos Sinos, no Rio de Janeiro. Os sinos — que há décadas embalam a fé e a história da cidade — voltarão à torre, mais vivos do que nunca. Agora, cada toque carrega ainda mais significado: é a tradição que ecoa, é a nossa memória que se preserva, é a fé que segue firme no coração de nossa comunidade. Em breve, a paróquia deve divulgar uma missa festiva para compartilhar momentos especiais da reinstalação. Fique ligado! Grande parte dos recursos vieram de um edital do Conselho Municipal de Desenvolvimento Cultural (CODEC).
Um marco
Em um marco significativo para a preservação do patrimônio histórico e religioso de Entre Rios de Minas, os três sinos da Matriz de Nossa Senhora das Brotas passaram por um cuidadoso processo de restauração. Os sinos foram removidos da torre da igreja para receber reparos estruturais e sonoros, garantindo sua preservação para as futuras gerações.
A Matriz de Nossa Senhora das Brotas, símbolo religioso e cultural da cidade, é uma das igrejas mais antigas da região, com raízes profundas na história do município e no desenvolvimento da fé católica em Minas Gerais. Os sinos restaurados, além de seu valor litúrgico, carregam memórias afetivas da população, tendo anunciado missas, festas religiosas, casamentos e também momentos de despedida.
A restauração foi realizada por uma equipe especializada, que utilizou técnicas tradicionais aliadas a tecnologias modernas para preservar a sonoridade original e a integridade física das peças. A iniciativa contou com o apoio da paróquia, da comunidade local, especialmente do Coletivo Guardiões do Patrimônio que fez uma vigorosa campanha pela restauração destes e não a troca por outros novos e, possivelmente, do órgão municipal de proteção ao patrimônio histórico.
Após a restauração destes, ainda necessitarão de outras ações complementares para posteriormente serem reinstalados, ao que tudo indica, com uma solenidade especial, marcada por emoção, fé e celebração. O toque renovado dos sinos ressoará agora não apenas como um chamado à oração, mas também como um símbolo de resistência e valorização da história de Entre Rios de Minas.