Recentemente, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – proibiu a venda de uma linha de sabonete da marca Mercado do Banho, conhecida por seus produtos naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quarta-feira (14).
De acordo com a Agência, os sabonetes dessa linha estavam sendo fabricados sem o devido registro sanitário, ou seja, sem a garantia de segurança e eficácia para o consumidor. Segundo a TV Foco, os itens da empresa afetados pela proibição foram os seguintes:
- Mousse Corporal Hidratação Intensa Buriti;
- Polpa Esfoliante Corporal Bali;
- Sabonete Bali;
- Sabonete Buriti;
- Sabonete Cenas do Rio 3 – Pão de Açúcar;
- Sabonete de Argila Verde;
- Sabonete de Açafrão;
- Sabonete de Capim Limão – Bandeira;
- Sabonete de Lavanda Inglesa;
- Sabonete de Marine;
- Sabonete de Água de Arroz.
A Mercado do Banho, registrada judicialmente como Maristela Simões – Indústria e Comércio de Perfumaria e Cosméticos LTDA, ainda não se pronunciou sobre a proibição. A empresa é conhecida por seus cosméticos naturais, como sabonetes aromáticos e hidratantes.
Apesar de não termos encontrado reclamações específicas sobre a marca, sabonetes fora das normas da Anvisa podem causar dermatites, alergias, reações tóxicas e até piorar doenças de pele preexistentes.
Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um autarquia que “tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados”, explica o site oficial.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO