×

Toyota Yaris Cross: o que esperar do novo SUV híbrido nacional

Posicionado abaixo do Corolla Cross, SUV irá estrear novo conjunto híbrido flex no Brasil e promete tirar o sono de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e companhia

Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Toyota para o Brasil em 2025, o Yaris Cross está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. A estreia está programada para acontecer na virada do semestre e, desde já, Autoesporte adianta o que esperar do novo SUV compacto. O modelo será híbrido flex, como já adiantado, e chegará com a missão de enfrentar diretamente Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e companhia.

Dentro da categoria, o Yaris Cross terá o conjunto híbrido como principal diferencial competitivo, seguindo a mesma estratégia já aplicada no segmento de SUVs médios com o Corolla Cross. A diferença estará na formação do conjunto, já que no compacto o motor a combustão será 1.5 — e não 1.8. De todo modo, será um sistema igualmente do tipo pleno e capaz de entregar médias animadoras de consumo e emissões.

Toyota Yaris Cross: ‘SUV mais econômico do Brasil’

A aposta da Toyota no Yaris Cross híbrido é tanta que desde já o modelo vem sendo apontado como futuro detentor do título de SUV mais econômico do Brasil. O conjunto será formado pelo motor 1.5 aspirado (operando em ciclo Atkinson) de 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, gerando potência combinada de aproximadamente 115 cv com etanol (número ainda não oficial).

Traseira tem lanternas na horizontal, como em outros SUVs da Toyota — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Traseira tem lanternas na horizontal, como em outros SUVs da Toyota — Foto: Renato Durães/Autoesporte

No Chile, onde já é vendido, o Yaris Cross híbrido faz médias de 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na rodovia com gasolina, segundo a Toyota. Já com o combustível brasileiro, que tem até 27% de etanol, os números serão ligeiramente menores. Desde já, Autoesporte pode afirmar que a meta da Toyota no Brasil é chegar aos 25 km/l.

O câmbio da configuração híbrida é do tipo transeixo, o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias são de íons de lítio em vez de níquel-cádmio, como o da linha Corolla, e têm 0,7 kWh de capacidade.

Haverá ainda versões puramente a combustão, neste caso equipadas com o motor 1.5 aspirado sem eletrificação associada. O motor será uma evolução do 1.5 flex usado atualmente nos Yaris hatch e sedã, sendo sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Haverá melhorias de eficiência térmica e sistema start-stop, justamente para atender ao Proconve L8.

Na medida do rival Creta

Porte está na média do segmento e medidas são próximas às do Creta — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Porte está na média do segmento e medidas são próximas às do Creta — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Com 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura, o Yaris Cross terá dimensões próximas às dos concorrentes. Para efeito de comparação, as medidas são praticamente as mesmas do Hyundai Creta, que mede 4,33 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,63 m de altura. No porta-malas, o Toyota levará 471 litros, contra 422 litros do rival coreano.

Estruturalmente, o SUV toma como base a plataforma DNGA, projetada pela Daihatsu e considerada uma simplificação da arquitetura TNGA de Corolla e Corolla Cross. Toda produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), cuja modernização está contemplada dentro do investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota aplicará no Brasil até 2030.

Painel e equipamentos do Toyota Yaris Cross

Interior terá quadro de instrumentos digital e central multimídia tipo tablet no alto do painel — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Interior terá quadro de instrumentos digital e central multimídia tipo tablet no alto do painel — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Em mercados internacionais, o Yaris Cross usa central multimídia da Pioneer com tela de 10,1 polegadas do tipo flutuante e conexão sem fio de Apple CarPlay e Android Auto. O sistema roda diversos aplicativos compatíveis com smartphones, além de contar com função de reconhecimento de voz que permite operar funções do veículo, como ligar o ar-condicionado e acionar a iluminação ambiente.

A lista de equipamentos, o Yaris Cross nacional deve trazer seis airbags, sensores de estacionamento e parte do pacote Toyota Safety System (TSS), com frenagem autônoma emergencial e alertas de ponto cego e de evasão de faixa. Itens como freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital também podem vir nas opções mais caras.

Porta-malas tem 466 litros na versão híbrida e 471 l na aspirada, mais do que os 440 l do Corolla Cross — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Porta-malas tem 466 litros na versão híbrida e 471 l na aspirada, mais do que os 440 l do Corolla Cross — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Quando o Yaris Cross chega ao Brasil?

lançamento no Brasil é aguardado para a virada do semestre e provavelmente acontecerá no mês de julho. O modelo deverá custar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, servindo como porta de entrada da marca no mercado nacional. A expectativa da Toyota é conquistar uma fatia importante do segmento de SUVs compactos e repetir o sucesso do Corolla Cross, que atualmente ocupa a posição de líder da categoria à frente do Jeep Compass.

O Yaris Cross enfrentará principalmente Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V, que atualmente ocupam o pódio do segmento com 26.493, 19.433 e 19.419 unidades vendidas no acumulado do ano, respectivamente.

FONTE: AUTO ESPORTE

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp