A depreciação de carros elétricos que desvalorizaram tem sido um tema quente. Confira 10 modelos que sofreram perdas de valor expressivas no Brasil no último ano, segundo dados de mercado.
O mercado de carros elétricos no Brasil está em ascensão, mas um fator que ainda gera muita discussão é a depreciação. Como esses carros elétricos que desvalorizaram ainda não conquistaram o interesse de todos os consumidores, a perda de valor pode ser um problema considerável para os primeiros proprietários.
Este artigo apresenta uma lista de 10 carros elétricos que desvalorizaram de forma acentuada no Brasil no último ano, detalhando os modelos, suas características e os valores envolvidos nessa desvalorização.
Modelos com desvalorização notável: Fiat 500e, JAC iEV330P e BMW i3
Fiat 500e Icon 2022
Este compacto italiano elétrico chegou com visual moderno e charmoso. Possui motor de 118 cavalos, bateria de 42 kWh e autonomia urbana de 227 km (Inmetro). Em abril de 2024, um modelo 2022 custava R$154.499. Hoje, sai por R$134.612, perdendo R$19.887.
JAC iEV330P
A picape elétrica da JAC teve desempenho fraco em vendas. Com visual simples, motor de 150 cavalos, bateria de 67,2 kWh e autonomia de 320 km (Inmetro), era tabelada em R$309.539 em abril de 2024. Atualmente, custa R$275.640, desvalorizando R$33.899.
BMW i3 Full 2022
Com visual futurista e portas traseiras suicidas, o i3 foi um dos pioneiros elétricos no Brasil. Tem motor de 170 cavalos, bateria de 42,2 kWh e autonomia de até 335 km (Inmetro). Em abril de 2024, a versão Full 2022 valia R$214.232. Hoje, está em R$165.181, uma perda de R$49.051.
Mais carros elétricos que desvalorizaram: Chevrolet Bolt EUV, Renault Megane E-Tech e Nissan Leaf
Chevrolet Bolt EUV 2023

Mais moderno que o Bolt convencional, o EUV sofreu bastante na revenda. Possui estilo SUV, motor de 203 cavalos, bateria de 66 kWh e autonomia de 377 km (Inmetro), mas chega perto de 450 km (WLTP). Saiu de linha com cerca de um ano de mercado. Em abril de 2024, um modelo 2023 custava R$242.870. Hoje, vale R$188.080, depreciando R$54.790.
Renault Megane E-Tech 2024
Lançado com expectativa, o Megane E-Tech importado da Europa decepcionou nos usados. Tem visual moderno, motor de 220 cavalos, bateria de 60 kWh e autonomia de 337 km (Inmetro). Em abril de 2024, o modelo 2024 era tabelado em R$251.937. Atualmente, custa R$184.831, uma perda de R$67.106.
Nissan Leaf 2023
Pioneiro no Brasil, o Leaf envelheceu mal, especialmente com a chegada de concorrentes chineses. Possui design conservador, motor de 149 cavalos, bateria de 40 kWh e autonomia de 272 km. Em abril de 2024, o modelo 2023 (último ano) valia R$205.200. Hoje, está em R$136.721, desvalorizando R$68.479.
Luxo e tecnologia também em queda: Volvo C40, Mercedes-Benz EQA, BYD Tan e BYD Han
Volvo C40 Twin Ultimate 2023
Este SUV coupé se destaca pelo visual moderno e dois motores elétricos que somam 408 cavalos. Possui bateria de 78 kWh e autonomia de 420 km. Em abril de 2024, um modelo 2023 topo de linha custava R$323.745. Em abril de 2025, o valor é de R$250.861, uma perda de R$72.884.
Mercedes-Benz EQA 250 2023
Considerado um GLA elétrico, o EQA tem visual elegante. Oferece 190 cavalos, bateria de 66,5 kWh e autonomia de 304 km (Inmetro). Em abril de 2024, era tabelado em R$398.775. Hoje, sai por R$311.333, perdendo R$87.442.
BYD Tan EV 2023
O enorme SUV chinês impressiona pelo porte e luxo. Com dois motores elétricos (517 cavalos combinados) e bateria de 86,4 kWh, tem autonomia de 309 km (Inmetro), mas a BYD fala em mais de 437 km. Em abril de 2024, um modelo 2023 valia R$423.681. Atualmente, custa R$334.630, uma desvalorização de R$89.051.
BYD Han 2023
O sedan premium da BYD, modelo mais caro da marca, não emplacou bem no mercado de usados. Compartilha o conjunto mecânico do Tan (517 cavalos, torque de 71,4 kgfm) e possui bateria de 85,4 kWh (autonomia de 349 km Inmetro, 512 km BYD). Em abril de 2024, um modelo 2023 custava R$464.156. Hoje, está em R$334.630, liderando a lista com uma perda de R$129.526.
Por que alguns carros elétricos que desvalorizaram tanto no cenário brasileiro?
Concessionárias auto nas proximidades
A expressiva desvalorização de alguns carros elétricos que desvalorizaram no Brasil pode ser atribuída a uma combinação de fatores. Como mencionado na introdução, o interesse do público em geral por veículos elétricos ainda não está 100% consolidado. Isso cria uma demanda menor no mercado de usados, pressionando os preços para baixo.
Além disso, a rápida evolução tecnológica no segmento de elétricos, com lançamentos frequentes de modelos com maior autonomia e novos recursos, pode fazer com que veículos relativamente novos pareçam defasados mais rapidamente.
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