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A picape mais vendida do Brasil agora tem o motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse para não ser mais chamada de manca

A Fiat equipou a Strada 2025 com o motor 1.0 turbo de 130 cv para atender a um pedido antigo dos consumidores, mas a picape mais vendida do Brasil agora enfrenta novos dilemas de preço e segurança.

A Fiat Strada, líder incontestável de vendas no mercado brasileiro por anos consecutivos, entrou em uma nova era. Na linha 2025, a picape mais vendida do Brasil recebeu o tão aguardado motor 1.0 turbo nas suas versões de topo, Ultra e Ranch, resolvendo de uma vez por todas a principal crítica que a assombrava: a fama de ser “manca”.

Com um desempenho ágil, a picape finalmente silenciou os críticos. No entanto, essa nova força trouxe um novo dilema: para ter o motor mais forte, o consumidor precisa agora lidar com um preço que a coloca em rota de colisão com rivais mais modernas e, principalmente, com uma estrutura de segurança que não evoluiu na mesma velocidade do motor.

O motor 1.0 turbo de 130 cv que mudou o jogo

O coração da nova Strada Ultra é o motor T200 Turbo Flex. Este propulsor de 1.0 litro, 3 cilindros e injeção direta é o mesmo que já equipa com sucesso os SUVs Pulse e Fastback. A Fiat finalmente atendeu ao pedido dos consumidores, que por anos criticaram o desempenho dos antigos motores Fire e Firefly.

Os números confirmam a transformação:

  • Potência: 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina.
  • Torque: 20,4 kgf.m, um dos maiores atrativos, disponível já a 1.750 rpm.

O novo conjunto mecânico, gerenciado por uma transmissão CVT que simula 7 marchas, fez a picape saltar de patamar. A aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos não apenas enterra o apelido de “manca”, como a transforma em uma das picapes mais rápidas de seu segmento.

Por dentro da Strada Ultra: tecnologia e design de picape de “lifestyle”

A picape mais vendida do Brasil agora tem o motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse para não ser mais chamada de manca

A Fiat não mudou apenas o motor. O visual da versão Ultra foi pensado para dar à picape mais vendida do Brasil um ar mais sofisticado e de “lifestyle”, aproximando-a da irmã maior, a Toro. Ela conta com detalhes exclusivos, como um friso vermelho na grade, faróis full LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Por dentro, a posição de dirigir é boa e os bancos são confortáveis. A tecnologia inclui uma central multimídia Uconnect de 7 polegadas com conexão sem fio e carregador de celular por indução. No entanto, os pontos fracos do projeto original persistem: o espaço no banco traseiro continua apertado para adultos e a ausência de um piloto automático em uma versão de topo é uma falha notável.

O confronto direto com a Chevrolet Montana

Com o novo motor e preço, a Strada Ultra passou a ter uma rival direta: a Chevrolet Montana. A briga entre as duas picapes é um duelo de filosofias.

Desempenho: a  Strada é mais rápida na aceleração (9,5 s contra 10,1 s da Montana), graças a uma melhor relação peso-potência.

Espaço e Conforto: a Montana leva vantagem por ser maior, oferecendo muito mais espaço e conforto para os passageiros do banco de trás.

Capacidade de Carga: a Strada mantém sua vocação para o trabalho, com capacidade para 650 kg, contra 600 kg da Montana.

Segurança: a Montana vem com 6 airbags de série em todas as versões, enquanto a Strada oferece apenas 4.

A nota baixa no Latin NCAP e o preço elevado

A picape mais vendida do Brasil agora tem o motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse para não ser mais chamada de manca

Aqui reside o ponto mais controverso da nova Strada: a segurança. O investimento pesado para dar um motor de ponta à  picape não foi acompanhado por uma evolução em sua estrutura. Avaliada pelo Latin NCAP em 2022, a picape recebeu a nota de apenas uma estrela.

Além da nota baixa, a versão Ultra, que tem preço de lista na casa dos R$ 145.000, não oferece nenhum sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS), como frenagem autônoma de emergência, algo que já se torna comum em veículos dessa faixa de preço. Esse paradoxo coloca o consumidor em uma posição difícil: pagar um preço premium por uma picape com desempenho de ponta, mas com uma proteção limitada aos ocupantes.

A picape mais vendida do Brasil com motor turbo vale a pena?

A Fiat Strada Ultra 2025 é, sem dúvida, uma picape transformada. O novo motor T200 resolveu seu maior problema e a tornou um veículo muito mais prazeroso de dirigir.

A decisão de compra, no entanto, tornou-se um jogo de prioridades. A Strada Ultra é a escolha ideal para quem busca o máximo de desempenho e capacidade de carga, e está disposto a aceitar o espaço traseiro limitado e um padrão de segurança defasado. Já para quem prioriza o conforto da família e a segurança, a Chevrolet Montana se mostra uma opção mais equilibrada. A picape mais vendida do Brasil agora é rápida, mas essa velocidade veio acompanhada de um preço e de compromissos que o consumidor precisa pesar na balança.

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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