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Xiaomi YU7 é lançado com até 830 km de alcance e fila de espera até 2027

SUV elétrico da Xiaomi atraiu 240 mil pedidos firmes em 18 horas e já tem fila até 2027

A Xiaomi anunciou oficialmente o lançamento de seu segundo carro elétrico, o SUV YU7, durante um evento na China. O novo modelo chega ao mercado com três versões, autonomia de até 830 quilômetros no ciclo CLTC e preços a partir de 253.500 yuans, o equivalente a cerca de R$ 192.660. Assim como o sedã SU7, lançado no ano anterior, o novo SUV rapidamente caiu no gosto do público e já tem sua produção esgotada até o início de 2027.

O YU7 foi desenvolvido sobre a plataforma Modena da própria Xiaomi, com arquitetura elétrica de 800V e motores da linha V6s Plus. Os três modelos disponíveis são:

VersãoMotorizaçãoPotênciaBateriaAutonomia CLTCPreço (yuans)Preço (reais)
StandardRWD, motor único235 kW96,3 kWh835 km253.500R$ 192.660
ProAWD, dois motores365 kW96,3 kWh770 km279.900R$ 212.724
MaxAWD, dois motores508 kW101,7 kWh760 km329.900R$ 250.724

Em termos de desempenho, o modelo Max acelera de 0 a 100 km/h em 3,23 segundos, enquanto o Standard faz em 5,88 segundos. O YU7 também suporta recargas ultrarrápidas de 5,2C, que permitem adicionar até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos.

Galeria: Xiaomi YU7

Xiaomi YU7
Xiaomi YU7
Xiaomi YU7
Xiaomi YU7
Xiaomi YU7
Xiaomi YU7
Xiaomi YU7

Fonte: Xiaomi

Com 4.999 mm de comprimento e entre-eixos de 3.000 mm, o SUV possui design aerodinâmico, maçanetas embutidas, defletores ativos e coeficiente de arrasto de 0,245. O interior traz recursos como bancos dianteiros com massagem, encostos traseiros elétricos, integração com o ecossistema Apple e uma tela panorâmica de 1,1 metro com três displays Mini LED. Há ainda 36 compartimentos de armazenamento, porta-luvas com trava, gaveta traseira, frigobar de 4,6 litros e sistema de som com 25 alto-falantes e suporte a Dolby Atmos.

Do ponto de vista tecnológico, o YU7 inclui sensor LiDAR, chip Nvidia Thor de 700 TOPS e o sistema de condução assistida baseado em 10 milhões de registros da própria Xiaomi. A estrutura do carro utiliza uma combinação de aço e alumínio de alta resistência, além de proteção balística para o pacote de baterias.

Foto de: Xiaomi

O modelo está disponível para encomendas desde o dia do lançamento, em 26 de junho, com duas opções: um sinal reembolsável de 5.000 yuans (R$ 3.800) por sete dias ou um depósito não reembolsável de 20.000 yuans (R$ 15.200) para entrega prioritária — esta última esgotada em poucas horas.

A recepção do SUV elétrico superou totalmente as expectativas. A Xiaomi anunciou que recebeu 289 mil pedidos em uma hora e 240 mil pedidos firmes nas primeiras 18 horas. Com isso, a capacidade total da fábrica da marca em Pequim já está comprometida até o início de 2027.

Foto de: Xiaomi

Atualmente, a Xiaomi opera com duas plantas (F1 e F2), cada uma com capacidade para 150 mil unidades por ano. A produção inicial do YU7 ocorreu na planta F1, com previsão de início da produção em massa na planta F2 a partir de julho de 2025.

O CEO Lei Jun afirmou que a demanda esperada para o SUV é até três vezes maior do que a registrada pelo SU7. A expectativa se justifica: no mercado chinês, SUVs vendem três vezes mais que sedãs. O SU7, por exemplo, teve 90 mil reservas nas primeiras 24 horas após o lançamento em março de 2024, e mais de 270 mil unidades foram entregues até maio de 2025.

Com o sucesso do YU7, a Xiaomi enfrenta agora o desafio de equilibrar a produção entre seus dois modelos para evitar novos atrasos de entrega. Atualmente, o tempo estimado de espera para o SU7 Pro é de 47 a 50 semanas, enquanto o YU7 já tem filas que ultrapassam 18 meses. Veremos como a nova marca chinesa se sairá nesse desafio. 

FONTE: INSEDE EVES

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