Ex-procurador-geral de Justiça de Minas é cotado para participar das eleições do ano que vem
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, convidou o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, para se filiar ao partido.
O Fator apurou que o movimento faz parte da estratégia de Kassab para fortalecer o nome de Jarbas em prol de uma eventual candidatura a um cargo majoritário em 2026, incluindo a possibilidade de disputar o governo do estado. A informação foi revelada pelo jornal ‘O Globo’ e confirmada por O Fator.
A expectativa no PSD é que, após a aposentadoria do Ministério Público, prevista para o fim deste ano, Jarbas se filie ao partido, com o apoio de lideranças como Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e do senador Rodrigo Pacheco, ambos do PSD.
O grupo político ligado a Kassab em Minas Gerais trabalha com outros nomes para a disputa estadual. O principal deles é o senador Rodrigo Pacheco, que vem sendo estimulado por aliados e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a concorrer ao governo mineiro em 2026, embora ainda não tenha oficializado sua decisão. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, também é citado como possível candidato, mas tem declarado apoio à eventual candidatura de Pacheco.
Jarbas Soares Júnior construiu uma carreira de destaque no Ministério Público de Minas Gerais. Natural de Montes Claros, ingressou no órgão em 1990 e exerceu funções de promotor e procurador em diversas comarcas. Foi procurador-geral de Justiça entre 2004 e 2008 e voltou ao cargo entre 2020 e 2024.
FONTE: O FATOR