“Uma grande surpresa”, é assim que Jaime Porfírio, produtor do Queijo Pedra do Segredo, descreve a vitória do Prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. A iguaria mineira, de casca cor de ouro, textura macia e sabor amanteigado, é resultado de muitos anos de produção e aperfeiçoamento de uma receita passada de pai para filho há gerações.
“O meu bisavô já fazia, meu avô fazia, meu pai, eu e agora meus filhos estão fazendo. Nosso queijo vem de uma produção completamente artesanal e tem só quatro ingredientes: leite, sal, coalho e fermento. A gente não tem nem resfriamento”, explica Porfírio.
A Fazenda Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas, hoje tem 20 vacas-leiteiras e produz cerca de 20 a 30 queijos por dia. Embora a principal fonte de renda seja a comercialização de truta, a família mantém a produção do queijo por tradição.
No entanto, com o resultado positivo, Porfírio pretende expandir a produção da iguaria. “Hoje o queijo ainda não dá lucro, mas estamos com planos de transformá-lo na nossa principal atividade econômica”, comenta o produtor.
Ganhador do Super Ouro
Ganhar o maior prêmio da ExpoQueijo Brasil não era algo que Porfírio esperava, tanto que ele não foi receber a premiação, mas, sim, sua sobrinha, Tatiane Barros Siqueira. “Foi uma surpresa, foi muito bom, porque esse queijo foi a vida do meu pai, do meu avô e do meu bisavô. A produção do queijo faz parte da sobrevivência da gente”, comenta o produtor.
Para Porfírio, o grande diferencial do Queijo Pedra do Segredo reside no fato de a iguaria ser artesanal. “O que fez nosso queijo ter tanto destaque é a nossa tradição, é a água que a gente usa, o leite que é natural e o nosso modo de fazer, que é único aqui da fazenda.”

Queijo mineiro é o primeiro representante brasileiro a vencer
Essa foi a primeira vez que o Brasil ganhou o maior prêmio da ExpoQueijo Brasil – que é a principal competição de queijos artesanais das Américas. O resultado foi divulgado no sábado (28), em uma cerimônia realizada no Grande Hotel e Termas de Araxá.
O Queijo Pedra do Segredo concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação. A iguaria alcançou a maior pontuação entre as mais de mil amostras inscritas por 16 países da América Latina e Europa.
Ao receber o prêmio, a sobrinha de Porfírio, Tatiane Siqueira, detalhou como é o processo de produção do queijo. “Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, acrescenta.