×

Trinca-ferros e Tico-ticos levam mulher à prisão em Operação Ambiental; multa é de R$ 20 mil

A Polícia Militar de Meio Ambiente de São João del-Rei prendeu, na manhã desta terça-feira (15/07), uma mulher, de 56 anos, por manter em cativeiro, de forma irregular, oito pássaros da fauna silvestre nativa. A ação foi realizada pelo 3º Pelotão da 4ª Companhia de Meio Ambiente, após denúncia anônima.

Segundo a ocorrência registrada por volta das 10h55, a equipe composta pelo Sargento Jackson e o Soldado Machado constatou que a autora mantinha, em sua residência, 05 trinca-ferros e 03 tico-ticos, sendo quatro aves anilhadas (com identificação) e quatro sem anilha — o que caracteriza ilegalidade.

Durante a apuração, os militares verificaram ainda que dois pássaros anilhados estavam em local diferente do informado na relação oficial, outros dois anilhados não constavam na documentação, e cinco espécimes listados como de sua responsabilidade haviam fugido anteriormente, sem que o fato fosse comunicado às autoridades ambientais.

Como resultado, foi lavrado auto de infração no valor de R$ 19.966,91, equivalente a 3.610 UFEMGs. A mulher assinou termo de compromisso para comparecimento em juízo, em data a ser marcada.

A operação resultou em:

  • ✅ 01 pessoa presa
  • ✅ 08 pássaros apreendidos
  • ✅ 06 gaiolas de madeira e fibra recolhidas

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a importância das denúncias anônimas e o compromisso com a proteção da fauna silvestre, lembrando que manter animais nativos em cativeiro sem autorização é crime ambiental.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp