Conselheiro Lafaiete começou esta terça-feira (22) sem a circulação regular do transporte coletivo urbano. Nossa equipe percorreu, no início da manhã, diversos pontos de ônibus na região central e ouviu relatos de usuários sobre a ausência do serviço, que provocou transtornos para trabalhadores e estudantes que dependem dos coletivos.
Agora há pouco, nossa reportagem flagrou alguns ônibus circulando pela cidade, porém em número reduzido, o que tem provocado lotação e atrasos nas viagens. Até o momento, não há informações oficiais sobre o motivo da paralisação parcial do serviço nem previsão para a normalização completa da frota.
O município, com 130 mil habitantes e a 90 km de Belo Horizonte, Lafaiete ficou sem o serviço de transporte de passageiros em janeiro de 2021. Isso porque a Prefeitura rompeu o contrato da concessão com a Viação Presidente, que entrou colapso operacional.
A Comissão de Licitação habilitou a Viação Umuarama para um contrato emergencial que funcionou entre julho de 2021 a novembro de 2023, quando a nova licitação manteve a mesma empresa. Com um novo contrato assinado em dezembro de 2023, a Umuarama assumiu o serviço por 15 anos prorrogáveis por igual período.
Há informações que funcionários da empresa cobram salários em atraso. Matéria em atualização.


