A Cidade dos Profetas viveu mais uma intensa semana de atrações culturais durante o Festival de Inverno 2025, com programação gratuita e diversificada que movimentou os espaços públicos e equipamentos culturais entre os dias 17 e 23 de julho. Espetáculos de teatro, dança, música, exposições e atividades infantis encantaram moradores e visitantes.
Na quinta-feira, 17, o espetáculo de dança “Como Água”, do Grupo Primeiro Ato, no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta emocionou o público com sua linguagem poética e movimentos fluidos.
Na sexta-feira, 18, o mesmo palco recebeu a encenação de “Romaria: Arte, Fé e Tradição”. Mário Lucas, diretor do espetáculo, destacou a importância da construção coletiva para o sucesso do espetáculo: “a gente tem muitos talentos em Congonhas, muitos artistas, e a gente quis trazer um pouquinho de cada um deles aqui no palco; tanto dançarinos, cantores, músicos, atores, então posso dizer que é um pouco da construção de cada um, com muito ensaio, muito empenho, pra chegarmos nesse belo resultado”. A data também marcou o início do 20º Moto Fest, realizado no Parque da Cachoeira, que reuniu motociclistas, shows e expositores até o domingo, 20.



O domingo também foi marcado por música e dança ao ar livre com o animado “Baile Charme na Praça”, na Praça JK, reunindo amantes da black music e da cultura urbana.
A segunda-feira, 21, foi dedicada ao público infantil na Praça JK, com os espetáculos “As Cores de Obax”, com Ana Semião, e “Aladim”, da Cyntilante Produções. À noite, o Teatro Municipal recebeu o lançamento do documentário “Instituto Profarte – 38 anos: Uma História em Movimento”, celebrando a trajetória da instituição na formação artística de jovens em Congonhas.



Na terça-feira, 22, a programação começou com a Exposição Aleijadinho Virtual, no Cine Teatro Leon, e seguiu com o infantil “ParaChicos”, do Grupo Maria Cutia, na Praça JK. No Centro Cultural Romaria, o Grupo Dez Pra’s Oito apresentou “Histórias da Minha Terra”, e, no Teatro Municipal, o Studio de Dança Melissa Ribeiro encantou o público com o espetáculo de MPB “Entre Histórias”.
A quarta-feira, 23, trouxe novamente a Exposição Aleijadinho Virtual, e na Praça JK foi apresentado o espetáculo “Mama África – Conto Afro-Brasileiros”, voltado ao público infantil. À noite, o Museu de Congonhas recebeu a competição de poesia falada “Slam Clube de Luta”, seguida do show “V3 Vida, Vivência & Visão”, com o rapper V3LL MC, que trouxe rimas potentes e reflexões sociais para o encerramento da programação.


Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas