×

Balanço de atividades da Câmara no 1º semestre legislativo de 2025

A Câmara de Congonhas encerrou o primeiro semestre legislativo com ações que reforçam seu papel na formulação de políticas públicas voltadas para o bem-estar comunidade congonhense. Ao todo, foram protocolados 55 Projetos de Lei (PL) e 42 Projetos de Decreto Legislativo. Além deles, foram apresentados 800 indicações que são utilizadas pelos parlamentares para apresentar sugestões e solicitações ao Chefe do Poder Executivo Municipal apontando, por exemplo, a necessidade de execução de obras de pequeno ou grande porte, limpeza urbana, iluminação, entre outros assuntos.

Também foram apresentadas 70 moções e 212 requerimentos que é um documento utilizado para obter dados, esclarecimentos ou ações relacionadas ao interesse público ou questões sob fiscalização do parlamento.

A Câmara realizou 28 sessões ordinárias e extraordinárias, 24 reuniões de comissões temáticas, uma reunião solene e seis reuniões itinerantes em bairros como Vila Marques, Residencial Gualter Monteiro, Pequeri e Alto Maranhão.

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) realizou mais de 3600 atendimentos para demandas como Carteira de Trabalho, acesso ao GOV.BR, INSS, currículos e fotocópias.
O plenário da Câmara também foi palco de discussões como a duplicação da BR-040, o impacto de projetos de pilhas de rejeitos de mineração em comunidades como Santa Quitéria, a nova licitação para o transporte coletivo de Congonhas, além de debates sobre situação das obras de construção de conjuntos habitacionais e o decreto de emergência na saúde pública do município.

Mudanças parlamentares

Gilmar Seabra (PV) afastou-se para assumir a Secretaria de Saúde, sendo substituído por Vagner Luiz de Souza (PV). Com o falecimento do vereador Gerson Daniel de Deus (PSB) em março, assumiu a vaga o vereador Lucas Bob (PSB), que pediu licenciamento para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A vaga aberta chegou a ser ocupada por José Bernades (PSB) e atualmente por Patrícia Monteiro (PSB).

Recesso

Durante o recesso parlamentar, as reuniões plenárias estão suspensas até o início de agosto, mas os gabinetes continuam funcionando normalmente, de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp