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Volkswagen Tera é o SUV de entrada de melhor custo no Brasil em 2025

Qual Comprar 2025: novato Volkswagen Tera leva a melhor sobre Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian

De forma inédita, a edição 2025 do Qual Comprar analisou mais de 180 modelos de carros. Para ser mais exato, 182. Como referência, no ano passado a conta ficou em pouco mais de 150. E na disputa dos SUVs de entrada, o novato Volkswagen Tera levou a melhor.

O aguardado lançamento da marca alemã chegou “chegando e abalando”, assim como fez o Renault Kardian no ano passado. Com preços competitivos, o novo modelo fruto da versátil plataforma MQB vence a nova categoria de SUVs de entrada.

Veja o que representa cada ícone presente nas avaliações deste superguia:

Qual Comprar 2025 - Legenda de selos — Foto: Autoesporte
Qual Comprar 2025 – Legenda de selos — Foto: Autoesporte

Campeão: Volkswagen Tera

E virtudes não faltam ao Tera. Além dos motores 1.0 três-cilindros aspirado e turbo já consagrados no mercado, o crossover é um projeto moderno e desenvolvido no (e para o) Brasil. Ao mesmo tempo, segue a receita alemã de acerto firme e aparência robusta. Para que ele consiga cumprir a missão de ser o carro da marca mais vendido no Brasil, a Volkswagen vai apostar em um pós-venda agressivo.

O SUV de entrada começa a ser vendido no Brasil em quatro versões — Foto: Divulgação
O SUV de entrada começa a ser vendido no Brasil em quatro versões — Foto: Divulgação

Podemos ver isso no levantamento de preços. A cesta de peças é a mais barata da categoria. As revisões, por sua vez, só perdem (por pouco) para as do Citroën Basalt. Nossa recomendação é a versão Comfort, que já oferece ACC, câmbio automático, rodas de 16 polegadas, faróis de LED, seis airbags e frenagem de emergência.

Preços: De R$ 103.990 a R$ 139.990
Versão sugerida: Comfort
Motor: 1.0, 84 cv / 1.0 T, 116 cv (F)
Câmbio: MT5, AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher ND | Homem ND
Revisões: R$ 4.028
Desvalorização: ND
Peças: R$ 9.678
Porta-malas: 350 litros
Lançamento: 2025

Ponto positivo: Espaço interno, porta-malas e preço de compra
Ponto negativo: Desempenho com motor 1.0 aspirado e acabamento

Cada ícone utilizado representa uma característica do modelo em questão — Foto: Autoesporte
Cada ícone utilizado representa uma característica do modelo em questão — Foto: Autoesporte

Citroën Basalt

Versão turbo do Basalt se destaca por ter o menor preço entre todos os carros com este tipo de motor vendidos no Brasil — Foto: Divulgação
Versão turbo do Basalt se destaca por ter o menor preço entre todos os carros com este tipo de motor vendidos no Brasil — Foto: Divulgação

SUV mais barato do país, o Basalt fez os rivais se mexerem com novas versões, lançamentos ou reposicionamento de produtos. O crossover tem outros predicados que realçam seu custo/benefício. Perde por pouco na cesta de peças e no pacote de revisões.

De longe, também é o produto mais bem acertado da plataforma que originou o novo C3 e tem um belo porta-malas. A versão de entrada usa o motor 1.0 Firefly; já as mais caras vão de 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT. A Shine é a mais completa da gama.

Motor: 1.0, 75 cv / 1.0 T, 130 cv (F)
Câmbio: MT5, CVT7
Desvalorização: 4,7%
Seguro: Mulher R$ 1.992 | Homem R$ 1.921
Revisões: R$ 4.116
Peças: R$ 10.359
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 490 litros
Lançamento: 2024

Fiat Pulse

Fiat Pulse marcou a entrada da marca no segmento — Foto: Divulgação
Fiat Pulse marcou a entrada da marca no segmento — Foto: Divulgação

A marca italiana se mexeu com a chegada do Tera. Promoveu uma reestilização no Pulse, trouxe de volta o câmbio manual e agregou equipamentos — inclusive teto solar — para melhorar o posicionamento do seu SUV.

O modelo tem o custo de manutenção mais baixo, mas as peças não acompanham essa lógica, e o seguro está na média. É o único da categoria com variantes híbridas leves. E vamos de Audace Hybrid, com chave presencial, carregador por indução, central multimídia com conexão de celular sem cabos e ar digital.

Motor: 1.3, 107 cv / 1.0 T, 130 cv / 1.3 T, 185 cv (F)
Câmbio: MT5, CVT7, AT6
Desvalorização: 10,1%
Seguro: Mulher R$ 2.319 | Homem R$ 2.321
Revisões: R$ 3.961
Peças: R$ 12.385
Garantia: 3 anos
Porta-malas: ND
Lançamento: 2021

Renault Kardian

O Kardian é uma das apostas da Renault para o mercado de SUVs compactos — Foto: Divulgação
O Kardian é uma das apostas da Renault para o mercado de SUVs compactos — Foto: Divulgação

Vencedor da categoria SUV Compacto em 2024, o Kardian não fez por onde para manter a majestade. Ficou caro na concessionária e também no pós-venda. Tem as contas mais salgadas quando falamos de cesta de peças e revisões. Ao menos, o seguro está na média.

Fora isso, trata-se de um modelo muito bem construído, e a versão Evolution manual se mostra até mais divertida do que as já boas opções com câmbio de dupla embreagem. Todas têm seis airbags, multimídia de 8” com espelhamento sem fio e painel digital.

Motor: 1.0 T, 125 cv (F)
Câmbio: MT6, DCT6
Desvalorização: 9,2%
Seguro: Mulher R$ 2.291 | Homem R$ 2.208
Revisões: R$ 4.609
Peças: R$ 12.950
Garantia: 3 anos
Porta-malas: 358 litros
Lançamento: 2024

Roteiro da boa compra

Nova categoria

Os SUVs já são a carroceria favorita dos brasileiros, com quase metade das vendas do mercado de novos. Porém, ainda não há subdivisões de acordo com o tamanho dos modelos. Assim, decidimos criar uma nova categoria no Qual Comprar 2025, específica para os modelos de entrada, mostrados aqui acima. Com exceção do Pulse, lançado em 2021, todos chegaram nos últimos 12 meses.

De olho nas letras miúdas

Muitas marcas fazem alarde por oferecerem garantia mais longa em seus veículos. Em vários casos, porém, é preciso observar os termos e as condições da cobertura. No caso da BYD, por exemplo, diversas peças estão cobertas por um tempo inferior aos seis anos tão propagados pela marca.

Para itens como a central multimídia com tela giratória, a garantia é de três anos, enquanto os periféricos têm cobertura de seis meses ou 10 mil quilômetros. Também é preciso observar que a garantia é consideravelmente menor nas condições chamadas pela BYD de “uso comercial”. São os carros comprados por locadoras ou usados para transporte de passageiros por aplicativo.

FONTE: AUTO ESPORTE

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