A vereadora Bruna D’Ângela (PDT) afirmou que o Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba (FACAP) acontecerá em Ouro Branco em 2026, celebrando a riqueza cultural e artística da região. O evento deve ocorrer entre o final de Julho e início de agosto em ampla programação cultura. Em 2025, o festival foi realizado no distrito histórico de Lobo Leite, em Congonhas, entre os dias 6 e 10 de agosto. Com entrada gratuita, o evento reuniu uma programação extensa com apresentações teatrais, encontros literários, exposições, oficinas e shows, voltados para públicos de todas as idades.
Segundo a organização, “o FACAP foi construído de forma coletiva, unindo associações locais, artistas, produtores e parceiros institucionais. Nosso objetivo é consolidar o festival como um marco cultural no território, promovendo o intercâmbio e a valorização dos nossos talentos.”
Idealizado para valorizar tanto a riqueza material quanto a imaterial do Alto Paraopeba, o FACAP contou neste ano om a participação de artistas de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Ouro Branco. Os cinco dias de festival foram realizados em locais emblemáticos de Lobo Leite, como o Restaurante Villa Lobos, a Estação Biblioteca, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Soledade e a Praça da Matriz.
Além da programação artística, o festival oferece também um caráter formativo, com oficinas e minicursos gratuitos que aconteceram antes e durante o evento. As atividades incluíram cursos de idiomas para turismo, oficinas de marketing para a economia criativa, bordado, percussão e até uma oficina de Bala de Amêndoas com Dona Nega. As vagas foram limitadas e abertas à comunidade.
O FACAP em 2025 foi uma realização do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), da Prefeitura de Congonhas e da Produtora Movente. Conta com o patrocínio da LGA Mineração, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio das prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Ouro Branco, além da Vale e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A produção é da Cria Produções Culturais.
Novo gestor para a Cultura em breve
A vereadora também comentou que a pasta da cultura, que está há mais de dois meses sem gestor na prefeitura, deve anunciar em breve um novo comandante para a área. Ela ainda destacou que em setembro será celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, com uma programação especial que inclui shows, debates, arte e cultura.