×

Diálogos Coloniais: Coral Cidade dos Profetas estreia projeto de intercâmbio entre corais e valorização da música colonial mineira

Com início em São Brás do Suaçuí, iniciativa contempla workshops e apresentações que incentivam a troca de aprendizados e experiências

Entre as mais belas expressões culturais de Minas Gerais está a música colonial. É esse patrimônio, herança da história e da identidade mineira, que o Coral Cidade dos Profetas convida a redescobrir e difundir com o projeto Diálogos Coloniais. Realizada entre agosto e outubro deste ano, a iniciativa vai passar por três cidades do Estado, promovendo o intercâmbio entre corais por meio de workshops e apresentações.

A primeira etapa acontecerá em São Brás do Suaçuí, no dia 21 de agosto, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O workshop será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.  Logo em seguida, o público poderá prestigiar uma performance especial do Coral Cidade dos Profetas, que contará com a participação dos corais Suaçuí e Vozes de Entre Rios.

Diálogos Coloniais busca ampliar o alcance da música colonial mineira e fortalecer a integração cultural entre coralistas, um trabalho que o Coral Cidade dos Profetas vem desenvolvendo desde sua formação. “Temos pessoas que cantam em cerimônias religiosas, em bandas de Congado e Folias de Reis, em grupos de viola caipira… Cada segmento tem um jeito próprio de cantar, mas todos encontram expressão para interpretar a música sacra mineira. A proposta deste projeto é congregar pessoas e formar cantores, grupos e plateias”, destaca o maestro José Herculano Amâncio.

Os encontros oferecerão uma imersão técnica e histórica, abordando o funcionamento do aparelho fonador, cuidados com a voz e o estudo do repertório colonial mineiro. Em São Brás, a peça escolhida é Jaculatória, de autoria desconhecida. “Vamos estudar uma peça em cada cidade, todas em português. Ao final, também faremos uma gravação como registro dessas ações”, explica Carmem Célia Gomes, coordenadora do programa Educativo do Coral Cidade dos Profetas.

Para Maria Ignêz Amâncio, integrante do Coral Suaçuí, a participação é motivo de entusiasmo: “Nunca participamos de uma iniciativa assim, mas as expectativas são as melhores porque a música é divina. Tenho experiência em corais a vida inteira e acho muito interessante esse intercâmbio”.

Diálogos Coloniais seguirá ainda para Congonhas e Conselheiro Lafaiete, com oficinas e apresentações que buscam enriquecer o conhecimento histórico e cultural de músicos e do público.

O projeto é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e pela Associação Canto Livre, com patrocínio da CSN.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro”, “CD em Louvor à Virgem Maria” e “Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais.

Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado, como as Semanas Santas e os Festivais de Inverno, além de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância.

SERVIÇO

Diálogos Coloniais em São Brás do Suaçuí

Data: 21 de agosto de 2025, quinta-feira — entrada gratuita

19h: Workshop de Técnica Vocal

20h30: Apresentação do Coral Cidade dos Profetas, Coral Suaçuí e Coral Vozes de Entre Rios

Local: Igreja Matriz de São Brás (Av. Ribeiro de Oliveira, 431, Centro – São Brás do Suaçuí/MG).

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp