26 de abril de 2024 00:55

Relíquia preservada: orçada em mais de R$ 5 milhões, obra do Cine Teatro Leon está perto de ser inaugurada

A obra do Cine Teatro Leon, na região Central de Congonhas (MG) entra em fase final. Um espaço multiuso mais confortável e funcional, com tecnologia atual, mas que terá preservadas suas características arquitetônicas. A Prefeitura, por meio da FUMCULT e Secretaria de Obras e Infraestrutura, e com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Lei Rouanet (Lei 8.313/91), restaura e requalifica um bem de grande valor para os congonhenses.
Foram realizadas intervenções como demolições, retirada do policarbonato da fachada do cinema, revestimentos, novos banheiros e elevador. A empresa Marsou Engenharia Eireli, contratada por meio de licitação, é a responsável pelos serviços. O valor captado é de R$ 5.015.000. O município entra com contrapartida e supervisão.


A obra do Cine Leon contempla uma nova cobertura com treliças de perfis metálicos onde, sobre elas, foram instaladas telhas termoacústicas de poliuretano que tornam temperatura e audição mais agradáveis. Para evitar reverberação foi feito um revestimento das paredes internas com carpete, lã de vidro e madeira. No local também serão instalados um sistema de climatização com instalação de aparelhos de ar condicionado.
Na área de entrada do Cine Teatro Leon haverá um café, mesas, uma passarela elevada e um uma plataforma para seis pessoas, o que garantirá a quem se dirigir ao segundo pavimento, a devida acessibilidade. A parte superior contará com um memorial, uma sala de administração, outra de projeção e ainda uma varanda para a rua.

Outro diferencial do Cine Teatro Leon será o elevador de acesso da coxia ao palco, para uso de profissionais e transporte de equipamentos. Dos lados do palco, haverá duas passarelas técnicas e uma sala de preparo para as apresentações.
De acordo com o engenheiro responsável, Tiago Peixoto, a obra do Cine Teatro Leon conta com “um material moderno, novas poltronas acolchoadas e confortáveis e acessibilidade”.
Na próxima quinta-feira (30) será feita a entrega da obra para que a Prefeitura de Congonhas faça a fiscalização. Tiago explicou “que essa etapa é para vistorias que podem demandar possíveis ajustes ou correções”.


Visita
Nesta terça-feira (21) a Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), Débora França, fez uma visita nas instalações do cinema. O prefeito de Congonhas Cláudio Antônio e a equipe técnica da empresa Marsou Engenharia acompanharam os representantes do Iphan pelas novas instalações do Cine Teatro Leon.

  • Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
  • Fotos: Raphael Dias
  • Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade