Parceria entre Arquidiocese de Mariana e Prefeitura amplia acesso ao patrimônio sacro e reforça título de “Capital Mineira da Fé”
A partir desta quarta-feira, dia 3 de setembro, as igrejas barrocas de Congonhas passam a receber fiéis, turistas e visitantes para uma experiência única que une fé, tradição e história. A iniciativa, que promete fortalecer o turismo religioso na cidade, inclui a abertura de importantes templos, além da já tradicional Basílica do Senhor Bom Jesus de – – Matosinhos, que permanece aberta diariamente.
-Entre as igrejas que poderão ser visitadas estão:
-Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
-Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
-Igreja Matriz de São José
-Igreja Nossa Senhora da Ajuda, no distrito de Alto Maranhão
-Igreja Nossa Senhora da Soledade, no distrito de Lobo Leite

Parceria pela fé e pela história
A ação é fruto de uma parceria entre a Arquidiocese de Mariana, representada pelo Monsenhor Nedson e pelos párocos Pe. José Mário Santana Barbosa, Pe. Mauro Lúcio de Carvalho e Pe. Geraldo Barbosa, e a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Segundo o prefeito Anderson Cabido, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento do patrimônio religioso e um convite para que turistas e devotos conheçam mais sobre a cidade. “Congonhas já é reconhecida como Capital Mineira da Fé, e essa ação vem para potencializar ainda mais nosso turismo religioso, valorizando nossa história e incentivando que mais visitantes permaneçam na cidade”, destacou o prefeito.
Para a secretária de Turismo, Ana Alcântara, a abertura das igrejas é um passo importante para tornar o patrimônio sacro mais acessível e acolhedor: “Mais do que monumentos históricos, nossas igrejas são espaços vivos, que acolhem, inspiram e convidam a momentos de oração, reflexão e devoção. Essa ação fortalece o turismo de fé e a identidade cultural de Congonhas”, afirmou.
- Horários de funcionamento das igrejas
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
- Terça-feira: 13h às 17h
- Quarta a domingo: 7h às 17h
Igreja do Rosário dos Pretos
Terça-feira: 13h às 17h
Quarta a domingo: 7h às 17h
Igreja Nossa Senhora da Soledade (Lobo Leite)
Quarta a domingo: 7h às 17h
Igreja Matriz de São José
Segunda e terça: 9h às 17h
Quarta a domingo: 8h às 18h
Igreja Nossa Senhora da Ajuda (Alto Maranhão)
Segunda e terça: 8h às 17h
Quarta a domingo: 8h às 18h
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Segunda a domingo: 6h às 18h
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas