A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Cardoso foi invadida por volta das 21h30 da noite dessa sexta-feira (05/09) e deixada em estado crítico, sem condições de uso imediato pela população. Moradores daquela região da cidade estranharam o barulho e a luz acesa no local e fizeram contato com a Agente Comunitária de Saúde (ACS), que imediatamente comunicou a enfermeira responsável e a Gerência de Atenção Básica. Na sequência, foram acionados a empresa de segurança, que monitora as UBSs, e a Polícia Militar.
Ao verificar a central de monitoramento, a equipe de segurança constatou a presença de pessoas no interior da unidade. A PM chegou ao local e prendeu dois indivíduos em flagrante; um terceiro conseguiu fugir. A ACS acompanhou a PM e os suspeitos até a Delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O).
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas, estão quebrados impressora, monitor, aparelho televisor, relógio de ponto e balança. Além disso, diversos papéis foram espalhados pelo chão. Em virtude do ocorrido, na segunda-feira pela manhã, a UBS Vila Cardoso permanecerá fechada para revisão de todos os equipamentos, incluindo os do serviço odontológico, além da conferência de medicamentos e demais materiais.
A equipe de vigilância permanecerá no local até a segunda-feira de manhã. Além de tomar todas as providências cabíveis, a Prefeitura de Congonhas repudia ações como esta, que trazem prejuízos ao atendimento da população e aos cofres públicos.


