×

13/09: Ouro Branco recebe o Festival Tudo é Jazz 2025

Evento gratuito faz uma homenagem a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

Depois de passar por Belo Horizonte, Ouro Preto, Itabirito e Congonhas, o Festival Tudo É Jazz chega, no dia 13 de setembro, à cidade de Ouro Branco/MG. A 23ª edição homenageia as divas Ella Fitzgerald e Dolores Duran e vai apresentar nomes como Felipe Mendes, Rafa Marinho e a Nave do Cerrado – artistas selecionados via edital do Festival; Corpo Cidadão, Jazzô, Trio Regali, além de Izzy Gordon. Os shows têm entrada gratuita e acontecem na Praça de Eventos (Av. Maria Firmina da Silva, s/n).

Considerado um dos 10 melhores eventos de jazz do mundo pela renomada revista Down Beat, é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É apresentada pela Gerdau, patrocinada pela Vivo e tem apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

Izzy Gordon leva para o público um show emocionante, que homenageia Ella e Dolores. Filha de Dave Gordon e sobrinha da cantora/compositora Dolores Duran, cresceu ouvindo jazz e bossa nova, convivendo desde criança com nomes como Jair Rodrigues, Tim Maia, César Camargo Mariano, Rita Lee, Wilson Simonal, Cassiano, e muitos outros que apareciam em casa para conversas e jam sessions com seu pai. Sua carreira começou no musical Emoções Baratas, do diretor José Possi Neto, em que Izzy confirmou seu talento como cantora. Em 1993 gravou no disco 23, de Jorge Ben Jor, com quem saiu em turnê. Em 1995 foi convidada pelo músico Skowa a integrar a primeira formação do Grêmio Recreativo Amigos do Samba Rock Funk Soul. Com o grupo, gravou o álbum Via Paulista mais uma vez ao lado de Jorge Ben Jor e fez shows com Ed Motta.

Uma passagem interessante na carreira da cantora, foi receber o convite para dois shows exclusivos para a banda irlandesa U2, em São Paulo. O convite veio da própria produção de Bono e cia, que escutou o então recém-lançado primeiro CD Aos Mestres com Carinho – Homenagem a Dolores Duran. Bono Vox deu até uma canja em “I´ve Got You Under My Skin” e de quebra, Izzy recebeu elogios de ninguém menos que Quincy Jones, que acompanhava o U2 na ocasião. O trabalho em homenagem à tia Dolores Duran recebeu duas pré-indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio TIM. Ao final de 2010, a cantora recebeu convite da direção do Hotel Hyatt para uma nova apresentação. Desta vez, a festa era para comemorar o aniversário da namorada de Sir Paul McCartney.  O sucesso da apresentação foi tão grande, que o ex-Beatle cantou com ela a música “É Com Esse Que Eu Vou”. Além disso, Paul recebeu carinhosamente o CD da cantora e ainda pediu autógrafo.

Em 2013 fez sua primeira turnê na Europa, começando em Lisboa, onde apresentou seus três discos no Ano do Brasil em Portugal, que foi promovido pela Funarte. Lançou em 2018 o quarto álbum, intitulado Pra Vida Inteira.

A cantora se prepara agora para o lançamento do disco que vai celebrar seus 30 anos de carreira.

Exposição _______________________

Parte importante da programação, o Festival apresenta, ainda, a exposição “Ella & Dolores”, um encontro imaginário entre duas gigantes da música de dores e amores e encantamento: Dolores Duran e Ella Fitzgerald. Fica em cartaz na Praça de Eventos, com entrada gratuita. Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio que imagina encontros possíveis entre as divas nos bastidores da vida: mesas de botequim, salões de beleza, igrejas e quartos de solidão sonora. A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg.  “Meu coração sempre pulsou mais forte fazendo a direção gráfica e criativa do Tudo é Jazz, mas, nesta edição, além do coração, minha alma está cantando com Ella e Dolores! O desafio vai ser transportar o público para ambientes do tempo delas através de suas vozes e composições”, explica.

Tudo É Jazz_____________________
O Festival é um evento artístico-cultural de música que, até a pandemia, acontecia anualmente, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Desde 2022, quando completou 20 anos, expandiu sua programação para Belo Horizonte e outros municípios do interior mineiro, promovendo o intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo. Em todos os anos de realização, já trouxe mais de 1.700 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows. Reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo.

Tudo É Jazz é realizado pela New View Entretenimento e Comunicação e pela ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte, com curadoria do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo, e direção geral do produtor cultural Rud Carvalho. Depois de Congonhas, o evento segue também para para Grão Mogol, no dia 20 de setembro.

Patrocinadores ________________
Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Sobre a Vivo

Considerada uma das principais marcas apoiadoras da cultura no Brasil, a Vivo investe nas artes visuais, cênicas e na música para ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura. Isso porque a empresa acredita no poder da tecnologia para potencializar o alcance das iniciativas culturais e contribuir para a transformação social por meio da arte. Além de apoiar a circulação de espetáculos culturais por todo país, a Vivo possui o Teatro Vivo em São Paulo, que em 2024 promoveu 10 espetáculos, vistos por mais de 50 mil pessoas, e também incentiva importantes equipamentos culturais, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Pinacoteca de São Paulo, MASP, MIS São Paulo, Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e MAM- São Paulo. Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.

Serviço _____________________________
FESTIVAL TUDO É JAZZ 2025
Mais informações no site: www.tudoejazz.com

Instagram: @tudoejazz

OURO BRANCO
13/09

16h30: Felipe Mendes

17h30: Corpo Cidadão

18h: Jazzô

19h45: Trio Regali

21h15 Rafa Marinho e a Nave do Cerrado

23h: Izzy Gordon canta Ella e Dolores

Local: Praça de Eventos (Av. Maria Firmina da Silva, s/n).

Outras cidades __________________

Grão Mogol: 20 de setembro


Assessoria de Imprensa
Bicalho Comunicação
Paulinha Bicalho
(31) 99296-7020 – [email protected]

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp