×

62 anos de solidariedade: Lar de Maria celebra trajetória de acolhimento e esperança em Lafaiete

Ontem (10) o Lar de Maria completou 62 anos de atuação. A instituição é responsável por acolher e cuidar de inúmeras vidas e isso só é possível graças à solidariedade encontrada durante essa trajetória!

O Lar de Maria foi fundado em 10 de setembro de 1963 pelo Sr. Henrique Tolomelli e sua esposa, Dona Inezinha, com o objetivo de acolher e proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Inicialmente, o modelo da instituição era o de um orfanato, onde eram abrigadas até 60 crianças ao mesmo tempo, muitas das quais eram deixadas por famílias que, por diferentes motivos, não conseguiam cuidar delas. Entre esses motivos, estavam o desajuste familiar, a falta de condições financeiras ou o abandono.

Com o passar do tempo, o modelo de acolhimento da instituição se adaptou às mudanças na legislação brasileira, e hoje, as crianças e adolescentes que chegam ao Lar de Maria são encaminhados por determinação judicial, como medida de proteção, conforme o Art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). Essas crianças são afastadas do convívio familiar para garantir sua proteção, até que seja possível o retorno ao lar de origem ou, caso isso não seja viável, encaminhamento para uma família substituta. Importante ressaltar que nem todas as crianças acolhidas estão para adoção, uma vez que o processo de adoção é apenas uma das possibilidades quando o retorno à família de origem não é possível.

A instituição atua na região da Comarca de Conselheiro Lafaiete, abrangendo também nove municípios vizinhos. O Lar de Maria acolhe meninas de 0 a 18 anos e meninos de 0 a 7 anos, com capacidade máxima para 20 acolhidos simultâneos. Esses acolhimentos podem ocorrer a qualquer momento do dia ou da noite, sempre que há um encaminhamento judicial.

Mais do que um abrigo, o Lar de Maria se propõe a proporcionar um ambiente seguro e amoroso, onde as crianças e adolescentes têm suas necessidades básicas atendidas, como alimentação, moradia, saúde, educação, lazer, segurança e cuidados 24 horas por dia. A rotina da instituição busca refletir a de qualquer outra casa, com horários para acordar, fazer a higiene pessoal, estudar e realizar atividades de lazer. Além disso, as crianças recebem acompanhamento psicológico, médico e odontológico, conforme as necessidades.

A missão do Lar de Maria é garantir que as crianças e adolescentes acolhidos se sintam protegidos e criem vínculos de confiança, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e criatividade. O trabalho da instituição é pautado em um olhar individualizado para cada criança e adolescente, respeitando sua história e contexto sociocultural. Além disso, durante o período de acolhimento, a instituição oferece apoio às famílias, com tratamentos e orientações, visando possibilitar o retorno seguro da criança ao seu lar biológico, sempre que possível. Caso isso não seja viável, a busca por familiares extensos (avós, tios, padrinhos) é realizada para oferecer um novo ambiente seguro.

A trajetória das crianças no Lar de Maria é acompanhada pelo Juizado da Infância e Adolescência, e, em casos onde o retorno à família de origem ou a busca por familiares extensos não ofereçam um ambiente seguro e amoroso, o juiz pode destituir o poder familiar e encaminhar o cadastro da criança ou adolescente para o Cadastro Nacional de Adoção. Caso o processo de adoção seja iniciado, o Lar de Maria continua a acompanhar a criança e a nova família, garantindo que a criança ou adolescente seja inserido em um ambiente saudável e afetivo.

As despesas financeiras da instituição são custeadas por doações de pessoas físicas e jurídicas que se identificam com a causa e colaboram regularmente, seja com contribuições financeiras, alimentos, produtos de higiene, medicamentos ou outros recursos necessários.

A missão diária do Lar de Maria é desafiadora e de grande importância para a sociedade, pois impacta diretamente o futuro das crianças e adolescentes atendidos. Esse trabalho só é possível graças ao envolvimento de pessoas e empresas que se dedicam a proporcionar qualidade de vida e um futuro melhor para essas crianças.

Quer fazer parte dessa história? Ajude também!
Converse com nossa equipe e veja qual a melhor forma para você fazer a diferença!
(31)3721-1243 (31)98463-0758
Chave PIX 31 98463-0758
Alameda Dois de Novembro, 131 – Queluz

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp