Durante operação realizada nesta quinta-feira (11/9) em Conselheiro Lafaiete, região Central do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante uma mulher, de 29 anos, e um homem, de 30, por falsificação de documento público e particular. O casal foi detido após apreensão de vasto material utilizado para falsificar atestados médicos e diplomas, em cumprimento a mandado de busca em endereços vinculados aos suspeitos.
As investigações tiveram início quando policiais civis da Delegacia em Conselheiro Lafaiete tomaram conhecimento, por meio de postagens em redes sociais, de que um homem estaria vendendo vários tipos de documentos falsos. De imediato, foi instaurado procedimento para apurar os fatos, possibilitando identificar a autoria. Assis, a PCMG representou à Justiça por buscas na residência e no estabelecimento comercial do suspeito.
Na casa, a equipe policial encontrou carimbos de diversos profissionais com nomes e números de registros no Conselho Regional de Medicina (CRM), de cartórios e de diretores e secretários de escolas municipais. Também foram recolhidos centenas de formulários para atestados médicos com timbre do Sistema Único de Saúde (SUS), muitos já carimbados e com inscrições de prefeituras e hospitais de cidades da região, e diplomas diversos.
Já no segundo endereço, foram encontrados em um armário da loja mais materiais para falsificação, além de um notebook com arquivos para confecção de documentos falsificados. os aparelhos celulares dos investigados também foram recolhidos.
O casal foi encaminhado à delegacia e, após a autuação em flagrante, encaminhado ao sistema prisional. Todos os materiais apreendidos serão analisados para a continuidade das investigações.