×

Serra de São José em chamas! Bombeiros lutam contra incêndio devastador que já dura mais de 24 horas

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão em combate a um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José. O fogo começou no início da noite de domingo e se intensificou na manhã desta segunda-feira. Cerca de quatro bombeiros e 15 brigadistas atuaram ao longo de todo o dia. As atividades foram suspensas durante a noite, por questões de segurança, e serão retomadas no início da manhã de terça-feira. De acordo com o sargento Bruno, chefe das equipes que atuam no local, “são muitos focos espalhados por toda a região, o que dificulta bastante a organização do combate. Além disso, o relevo acidentado torna muito difícil o acesso às áreas atingidas pela linha de fogo. Trata-se de um trabalho muito complexo”.

Por causa dos riscos aos combatentes, as atividades em campo serão interrompidas durante o período noturno, quando será realizado apenas o monitoramento. O trabalho será retomado logo nas primeiras horas da manhã de terça-feira. Ainda segundo os militares, os focos atingem principalmente as regiões do Mangue, Morro da Antena e Solar da Serra. No entanto, devido ao tempo seco e aos ventos fortes, o fogo se espalha rapidamente, podendo alcançar outras áreas da serra.

Comandante do 2º Pelotão fala sobre os combates

De acordo com o tenente Radamés, comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, “devido à gravidade da situação, acionaremos reforços para o início da manhã desta terça-feira. Além de uma equipe de combate do Pelotão de São João, virão mais militares do Núcleo de Incêndios Florestais (NIF) da Companhia Independente de Barbacena. Também continuaremos contando com a importantíssima atuação dos brigadistas e voluntários. Esperamos ter um efetivo de 25 a 30 pessoas em campo durante todo o dia. Por fim, teremos o apoio da aeronave Guará 01, do IEF, que possibilitará o uso de água para combate em locais onde o acesso humano é impossível.”

Ainda segundo o tenente, os trabalhos serão retomados antes do amanhecer, momento em que a temperatura mais baixa e a menor intensidade dos focos favorecem as ações de combate.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp