A Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (FUMCULT) teve aprovado, pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC/Lei Rouanet), o projeto “Profetas em Réplicas do Mestre Aleijadinho”, que prevê a digitalização 3D das 12 esculturas dos Profetas e a produção de réplicas de alta fidelidade. As peças serão expostas na futura Galeria dos Profetas, a ser instalada sobre o Anfiteatro do Museu de Congonhas, e utilizadas em ações educativas e museológicas.
O projeto, financiado pelo BNDES com investimento de R$ 1 milhão, foi aprovado pelo IPHAN, pela Prefeitura e pela Arquidiocese de Mariana, garantindo a preservação do patrimônio. A iniciativa se integra à criação do Centro de Estudos da Pedra, fruto de parceria entre IPHAN, UFMG, Prefeitura e FUMCULT, voltado à pesquisa e conservação de rochas como a pedra-sabão.
Com essa conquista, Congonhas reforça seu protagonismo na preservação do patrimônio mundial da UNESCO, unindo cultura, ciência e educação em prol da valorização das obras do Aleijadinho e da conservação de bens culturais em pedra no Brasil.