Na manhã desta quinta-feira (16 de outubro de 2025), foi realizada uma operação de combate ao garimpo ilegal no município de Moeda, na Região Central de Minas Gerais. A ação, desenvolvida em conjunto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pela Polícia Militar de Meio Ambiente, teve como foco o enfrentamento à extração irregular de ouro no Rio Paraopeba.
Durante a operação, as equipes identificaram e destruíram uma balsa que estava instalada no leito do rio e sendo utilizada para a extração ilegal de minério. O equipamento foi inutilizado no local, conforme previsto nas normas ambientais e de fiscalização federal. Foram realizadas diligências na região com o objetivo de localizar os responsáveis pela atividade ilegal, mas, no momento da ação, nenhum autor foi encontrado.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, as fiscalizações contra o garimpo ilegal vêm sendo intensificadas em toda a região, especialmente em áreas de preservação e margens de rios que compõem importantes bacias hidrográficas do estado. As operações conjuntas entre órgãos ambientais e forças de segurança seguem como estratégia para coibir práticas ilegais, proteger o meio ambiente e preservar os recursos hídricos.