×

Médico e vereador de Senhora de Oliveira são condenados por suspeitas de cobrar de pacientes atendidos pelo SUS

A Justiça de Minas Gerais condenou o médico Allex Ruas Fernandes por corrupção passiva, acusado de suspeitas de cobrar valores de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital e Maternidade São José, em Conselheiro Lafaiete. A sentença, assinada pelo juiz Paulo Roberto Caixeta da 1ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foi publicada em 7 de janeiro de 2025.

De acordo com o Ministério Público, o médico exigia e recebia dinheiro de pacientes e familiares para realizar cirurgias e internações que deveriam ser totalmente gratuitas pelo SUS. As quantias cobradas variavam até R$ 3 mil dependendo do tipo de procedimento. Durante as investigações, testemunhas relataram que o médico condicionava a realização de procedimentos urgentes ao pagamento antecipado. Entre os casos citados, está o de uma paciente de 81 anos, de Entre Rios de Minas, que precisou pagar R$ 1.500 para ser operada.

O esquema foi descoberto após denúncias feitas por familiares de pacientes à Polícia Civil e ao Ministério Público em 2017. A partir das provas coletadas — como depoimentos, registros hospitalares e dados do sistema SUSFácil —, o médico foi denunciado e posteriormente levado a julgamento. Além de Allex Ruas, também foram investigados um outro médico e um ex-vereador de Capela Nova. Já o Vereador Nivaldo José de Paiva, de Senhora de Oliveira, também foi condenado na sentença do juiz Paulo Roberto Caixeta.

O médico chegou a ser preso preventivamente no início das investigações, mas foi posteriormente solto mediante pagamento. O processo se arrastou por quase oito anos, até a decisão final, que ainda cabe recurso.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp