×

Lafaiete registra quatro notificações suspeitas de febre maculosa em 2025, todas descartadas

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, respondeu ao requerimento nº 798/2025, de autoria do vereador Erivelton Martins Jayme da Silva, sobre as ações de combate à febre maculosa no município.

De acordo com o documento assinado pela gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Belchior Pereira de Melo Souza, e pela diretora de Vigilância em Saúde, Tatiane Rezende Tavares Lana, foram registradas quatro notificações de casos suspeitos de febre maculosa em 2025. Todos foram devidamente investigados, com análises laboratoriais e avaliação clínico-epidemiológica, e resultaram negativos, sem confirmação de casos autóctones no município neste ano.

A Secretaria informou que a Vigilância Ambiental atua de forma contínua no monitoramento e controle de vetores e zoonoses, incluindo a febre maculosa. Entre as ações, estão campanhas educativas, limpeza e capina de áreas, manutenção de quintais e terrenos, além de orientações sobre manejo ambiental e cuidados com animais domésticos, especialmente cães e equinos, que podem ser hospedeiros do carrapato.

O órgão destacou ainda que o tema é abordado regularmente nas atividades de educação em saúde, com distribuição de materiais informativos, palestras e ações de mobilização social.

A população também tem papel importante na prevenção da doença, devendo manter quintais limpos, evitar acúmulo de matéria orgânica e capinar áreas verdes regularmente, além de comunicar à Vigilância Ambiental a presença de carrapatos em locais públicos ou suspeitas de infestação.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp