×



Conheça a cidade brasileira que parece o Japão pela limpeza e disciplina dos moradores

Enquanto no Japão a limpeza das ruas é fruto da disciplina e do senso coletivo de seus moradores, no Brasil uma cidade do interior do Rio Grande do Sul tem seguido o mesmo caminho — e com resultados surpreendentes.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, divulgado nesta semana pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a PwC Brasil, o município de Marau conquistou o primeiro lugar no ranking nacional.

A cidade gaúcha alcançou nota 0,827 — em uma escala que vai de 0 a 1, quanto mais próximo do 1, melhor o desempenho. O índice mede a qualidade da gestão de resíduos sólidos com base nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O prefeito Iura Kurtz destacou que o resultado reflete o engajamento dos moradores e o planejamento ambiental da prefeitura.

“Essa é uma importante conquista dos marauenses, que estão cada vez mais conscientes da importância de coletar e separar o lixo”, afirmou o gestor. “Readequamos o contrato de coleta, reduzimos custos e ampliamos os serviços ofertados.”

Desde 2017, a administração municipal economiza cerca de R$ 100 mil por mês com o contrato de coleta de lixo e, ao mesmo tempo, aumentou a cobertura e a eficiência do serviço.

O secretário Nego Vedana complementa que o novo cronograma de coleta de entulhos, criado pela Secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito, também foi essencial para garantir o bom desempenho.

“Seguimos em frente com muito trabalho, de forma planejada e organizada, melhorando cada vez mais nossa cidade”, afirmou.

Cultura de limpeza que lembra o Japão

O estudo cita Marau como um exemplo de sustentabilidade e comportamento social responsável. A comparação com o Japão não é coincidência: assim como os japoneses, os moradores da cidade adotaram hábitos coletivos de limpeza e respeito ao espaço público.

No Japão, é comum que as pessoas guardem o próprio lixo até encontrar o local correto para descarte, já que lixeiras públicas são raras. Essa postura de responsabilidade individual é o que mantém o país conhecido por sua limpeza e organização — e, de forma semelhante, Marau tem mostrado que o mesmo senso de cidadania pode florescer também em solo brasileiro.

FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp