A EPR Via Mineira inicia nesta semana uma série de serviços de manutenção e prevenção na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, como parte dos preparativos para o período mais intenso de chuvas. As ações incluem limpeza de drenagens, contenção de encostas e selagem de trincas, além do teste de uma nova tecnologia de reforço do pavimento, voltada a ampliar a durabilidade do asfalto e garantir mais conforto e segurança para quem trafega pela rodovia.
Os serviços de limpeza e desobstrução de canaletas e bueiros garantem o escoamento adequado da água e evitam pontos de alagamento. Já a selagem de trincas no asfalto impede que a água infiltre na base da pista, o que pode enfraquecer a estrutura e gerar deformações ao longo do tempo. Os serviços de limpeza e desobstrução de canaletas e bueiros garantem o escoamento adequado da água e evitam pontos de alagamento. Já a selagem de trincas no asfalto impede que a água infiltre na base da pista, o que pode enfraquecer a estrutura e gerar deformações ao longo do tempo. “O período de chuvas e o tráfego intenso aceleram o desgaste natural do pavimento, por isso é importante antecipar os cuidados com a rodovia. Trabalhar de forma preventiva é uma das maneiras mais eficazes de preservar vidas e promover uma convivência segura no trânsito”, explica o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli.


Nesta semana, as equipes atuam entre Belo Horizonte e Nova Lima, do início do trecho sob concessão até a Lagoa dos Ingleses (km 544 ao km 563), com reparos e selagem de trincas entre segunda (10) e sexta-feira (14), das 20h às 6h. As intervenções são noturnas para minimizar o impacto no tráfego e garantir mais fluidez aos motoristas. Em Congonhas (km 605), as equipes continuam com os serviços de contenção de encosta nesta terça-feira (11), das 8h às 18h, com interdição parcial no sentido Belo Horizonte. A restrição é necessária para a passagem dos caminhões-betoneira utilizados na concretagem da estrutura. O serviço reforça a estabilidade do terreno e contribui para a segurança do trecho.
Já em Santos Dumont (km 745), as equipes executam obras de terraplenagem e melhoria do sistema de drenagem nas margens da rodovia. O trabalho tem o objetivo de reforçar o solo e corrigir desníveis no terreno, garantindo melhor escoamento da água da chuva e mais estabilidade para o pavimento. Os serviços são realizados fora da pista de rolamento e não exigem interdição do tráfego.
Trecho BH–Nova Lima recebe teste de nova proteção do asfalto
Durante os trabalhos entre Belo Horizonte e Nova Lima (km 544 ao km 563), a concessionária deve testar o produto American Road Patch, uma tecnologia de acabamento e impermeabilização do asfalto utilizada em projetos de manutenção rodoviária em outros países, na América do Norte e Europa. O material forma uma vedação à prova d’água sobre o pavimento, criando uma camada protetora que impede a infiltração de umidade e aumenta a resistência da superfície.
A manta, composta por asfalto modificado, é reforçada com fibra de vidro de alta resistência, tem excelente aderência ao pavimento e pode ser aplicada sem necessidade de grandes interdições de tráfego, o que a torna uma solução prática e promissora para a manutenção preventiva.
Segundo Maurício Cavalli, o objetivo é avaliar o desempenho do material na proteção da camada asfáltica especialmente durante o período mais intenso de chuvas. “A ideia é entender como ele contribui para aumentar a durabilidade do pavimento e o conforto de quem trafega. Buscamos constantemente soluções modernas que reforcem a segurança viária e apoiem o desenvolvimento das regiões ligadas pela BR-040”, finaliza.



