×

Procon realiza operação e apreende bebidas e detergentes suspeitos de falsificação em Itabirito

Uma operação de fiscalização conduzida pelo Procon Regional do Codap, na quarta-feira, 12 de novembro, resultou na apreensão de uma grande quantidade de bebidas alcoólicas e detergente em pó com fortes indícios de falsificação em um estabelecimento comercial de Itabirito (MG). Durante a ação, os fiscais identificaram produtos expostos à venda com diversas irregularidades que levantaram suspeitas de adulteração e contrafação. O fornecedor responsável pelo comércio dos itens foi autuado. Entre os materiais recolhidos, estão:

Aguardentes sem identificação legal:
19 garrafas de 500 ml e 2 garrafas de 600 ml, todas sem rotulagem obrigatória ou qualquer informação que permitisse rastreabilidade.

  • Bebidas importadas e nacionais suspeitas de falsificação:
    • 27 garrafas de Gin Tanqueray (750 ml)
    • 3 garrafas de Whisky Red Label (1 L)
    • 2 garrafas de Gin Gordon’s (75 cl)
    • 1 garrafa de Tequila José Cuervo – edição limitada (750 ml)
    • 1 garrafa de Whisky Old Parr (1 L)

De acordo com o Procon, as bebidas apresentavam sujidades no vidro, rótulos mal alinhados, contrarrótulos divergentes, tampas com lacres rompidos e até presença de impurezas sólidas no conteúdo, elementos que reforçam a suspeita de que não se tratavam de produtos originais.

  • Detergente em pó OMO (1,6 kg):
    Quatro caixas foram apreendidas devido a sinais claros de contrafação. As abas estavam coladas com cola quente e não apresentavam a marca d’água de autenticidade, visível apenas sob luz negra.

Perícia confirma falsificação

Todos os itens apreendidos foram lacrados e enviados para análise técnica. As bebidas foram encaminhadas à Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), que já emitiu laudo confirmando a falsificação. O detergente também será periciado. Os produtos impróprios para consumo serão descartados conforme determina a legislação vigente, garantindo a segurança dos consumidores.

Fiscalização intensificada

O Procon Regional do Codap reforçou que segue vigilante no combate ao comércio de produtos irregulares e destaca a importância de denúncias da população para auxiliar na identificação de práticas ilícitas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp