×

Ronaldo Fraga assina curadoria criativa de projeto apoiado pela Gerdau que incentiva o protagonismo feminino em Miguel Burnier e Ouro Branco (MG)

Cultura e Transformação chegou à quarta edição, com oficinas para mulheres das comunidades, sob o olhar sensível do estilista e designer mineiro

O estilista e designer Ronaldo Fraga voltou a colaborar com o projeto Cultura e Transformação, iniciativa que chega à sua quarta edição com o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, levando oficinas de serigrafia, costura e manutenção de máquinas de costura para mulheres de Ouro Branco e Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG). 

Sob a curadoria criativa de Ronaldo Fraga, o projeto promove, até dezembro, capacitações para mulheres na Associação de Moradores de Miguel Burnier e no Instituto Vem Ser, parceiro do projeto em Ouro Branco, com aulas que unem formação técnica, expressão artística e valorização da identidade local. Ronaldo Fraga, que desde 2022 colabora com o projeto, assinou as ilustrações exclusivas para as peças produzidas nas oficinas. 

A iniciativa busca criar oportunidades de geração de renda e fortalecimento comunitário, em linha com o compromisso da Gerdau de estimular o desenvolvimento sustentável e a transformação social nos territórios onde atua. 

“Para a Gerdau, apoiar iniciativas como o Cultura e Transformação é investir no futuro das comunidades e reconhecer o potencial transformador da arte, da educação e da inclusão produtiva. Projetos como este fortalecem o protagonismo feminino e contribuem para o desenvolvimento humano e social nas regiões onde estamos presentes”, afirma Bruno Castilho, gerente de Responsabilidade Social da Gerdau. 

Segundo o coordenador geral da iniciativa, o produtor e gestor Rud Carvalho, o envolvimento do artista é um dos elementos que tornam o Cultura e Transformação um projeto singular. 

“O Ronaldo traduz em suas criações o diálogo entre arte, cultura e território, e isso amplia o impacto social e simbólico das ações nas comunidades. Cada edição é uma celebração do fazer manual e da força criativa feminina”, destaca. 

Com uma trajetória que une moda, cultura e empreendedorismo, o Cultura e Transformação tem sido um espaço de aprendizado e valorização do protagonismo feminino, criando ponte entre as artesãs e os vendedores locais, para a geração de renda e desenvolvimento local. 

Sobre a Gerdau  

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).  

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp