×

Saúde responde a vereador sobre situação do Centro Regional do Santuário e nova sede

A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete encaminhou, por meio do Departamento de Atenção Especializada, a resposta ao Requerimento nº 870/2025, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Evirelton Martins Jayme da Silva. O documento trata da situação do Centro Regional de Saúde Vitório Luciolli – Centro Regional do Santuário e das providências relacionadas à mudança de local e às condições estruturais do prédio atual.

Segundo a diretora do departamento, Vitória Rocha, um imóvel adequado já foi identificado para receber a unidade. A casa, térrea, arejada e com número de cômodos compatível com a necessidade de consultórios, fica próxima ao atual Centro Regional. Apesar disso, não há previsão de mudança, pois o processo está na fase de elaboração contratual.

A Secretaria informou ainda que não existe prazo para as obras ou intervenções no prédio atual, porque a Defesa Civil destacou que a conclusão dos estudos técnicos depende do esvaziamento total do imóvel — o que, até o momento, ainda não foi possível. Por esse motivo, tanto a previsão de análise estrutural quanto eventual reforma permanece indefinida. O documento finaliza colocando o departamento à disposição para novos esclarecimentos.

Situação complicada

A Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete encaminhou ofício ao Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde orientando a suspensão temporária dos atendimentos no Centro Regional de Saúde Victorio Lucioolli. O documento, assinado pelo secretário Guilherme Ramalho Neves de Albuquerque e pelo secretário adjunto Daniel Henrique dos Santos Garcia, foi emitido no dia 13 de junho de 2025 e apresenta um histórico técnico sobre a edificação, conhecida também como Centro de Saúde do Sagrado Coração de Jesus.

Entre os pontos destacados pela Secretaria estão patologias estruturais avançadas identificadas há cerca de 15 anos, conforme relatos de usuários, além de demolições parciais realizadas por gestões anteriores e a instabilidade do talude localizado nos fundos do imóvel, que representa risco à segurança de servidores e pacientes.

O parecer também faz referência a um ofício da Defesa Civil, datado de 21 de janeiro de 2025, que alertava para a situação da estrutura. De acordo com a Secretaria, o prédio apresenta problemas graves nas fundações e nas paredes, agravados pelo alto fluxo de atendimentos diários.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp