Reconhecido como uma figura marcante da vida religiosa e da história recente de Congonhas, o Padre Benedito Pinto da Rocha, conhecido popularmente como Padre Rocha, falecido em agosto deste ano, será homenageado com a nomeação do novo viaduto que está sendo construído no Belvedere. O plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 79/2025, de autoria do vereador Averaldo Pereira (PL) que oficializa o nome “Viaduto Padre Benedito Pinto da Rocha” para a estrutura que ligará a Rua Palma à Avenida Júlia Kubitschek, próximo ao trevo da BR-040 no Tio Panga.
A homenagem reconhece a trajetória do sacerdote católico que dedicou mais de 47 anos de sua vida ao serviço dos romeiros e devotos no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Padre Rocha nasceu em Itabirito em 1932, foi ordenado em 1961 e foi nomeado Reitor da Basílica de Congonhas em 1978. Ele também foi diretor-executivo da Rádio Congonhas desde 1977, ampliando a evangelização por meio das transmissões e orações que marcaram gerações.
O viaduto que receberá seu nome está sendo construído pela MRS Logística, como contrapartida pela renovação da licença de exploração da malha ferroviária concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) por mais 30 anos. Em Congonhas, o plano de obras prevê a construção dois viadutos, uma passarela e a vedação de trechos da ferrovia. A estrutura sobre a linha férrea, a rua Pedro Cordeiro de Freitas e o rio Maranhão tem previsão para ser concluída em julho de 2026.




