De negócios com ponto físico a operações home based, veja opções de empreendimentos para abrir no litoral
Morar na praia pode ser o sonho de muitas pessoas que buscam desacelerar o ritmo de vida. De acordo com dados do Censo 2022, do IBGE, houve um aumento de 5 milhões de pessoas vivendo próximo ao litoral brasileiro na comparação com 2010. Segundo o último Censo, mais de 111 milhões de pessoas vivem próximo a regiões de praias, o que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa. O número representa 54,8% do total da população brasileira.
Para viabilizar esse sonho, uma das opções é empreender em uma cidade litorânea, seja com um negócio com uma temática alinhada à região ou com operações home office, que oferecem maior flexibilidade para o empreendedor.
Se esse caminho chama sua atenção, mas a ideia de começar um negócio do zero te assusta, as franquias podem ser uma alternativa. Entre as opções, há redes que ofereceram modelos das chamadas microfranquias (ou franquias baratas), que exigem um investimento inicial de até R$ 135 mil, segundo definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:
Segundo Jorge Valdez, CEO do Instituto de Franching, consultoria de franquias associada à ABF, começar a empreender fora de sua cidade natal é um movimento comum, mas que exige atenção do potencial franqueado. Para o especialista, o ideal é que a mudança de cidade seja feita ao menos um mês antes do início do negócio, para que o empreendedor se adapte à cultura local e saiba escolher uma rede com maior potencial de sucesso na região.
“Franquia é um tipo de negócio com um horizonte de, no mínimo, cinco anos. Então, é importante avaliar esse local para realizar um plano de negócio no curto, médio e longo prazo, considerando as previsões para a cidade nos próximos anos: se tende a ter mais turismo, que tipo de turista que frequenta a região, se tem alguma legislação que possa gerar impacto no setor etc.”, diz Valdez.
Além disso, na hora de decidir em qual rede investir, o executivo destaca a importância de analisar com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), avaliar o nível de suporte oferecido pela franqueadora e conversar com atuais e ex-franqueados para compreender como a operação funciona na prática.
Para quem deseja investir em uma microfranquia, Valdez também ressalta que o investimento reduzido não diminui a importância de uma análise completa e cautelosa. “Também é importante avaliar custos ocultos, como taxas, investimento em marketing ou ferramentas que devem ser usadas obrigatoriamente, além de eventuais riscos do próprio negócio”, afirma.
A seguir, confira 14 franquias para empreender e morar na praia. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:
Franquias baratas:
1. Encontre Sua Viagem
Agência de turismo que nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% das companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil com dois modelos de negócio, Loja Física e Home Office, e oferece desde passagens aéreas a pacotes de viagens e locação de veículos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
- Quantidade atual de unidades abertas: 502
- Investimento inicial total: a partir de R$ 10 mil (sem ponto físico)
- Prazo de retorno estimado: 3 a 24 meses
2. Lave & Pegue
A Lave & Pegue Lavanderia é uma rede de lavanderia express com atendimento automatizado. O negócio demanda um atendente para orientação. A marca trabalha com três modelos de negócios: loja física, container e condomínios, incluindo duas máquinas completas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2020 /2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 321
- Investimento inicial total: a partir de R$ 10 mil
- Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses
3. Love Gifts
Rede de franquias de presentes criativos. Oferece itens de decoração, papelaria e utilidades, com mix exclusivo de produtos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
- Quantidade atual de unidades abertas: mais de 100
- Investimento inicial total: R$ 11.999 mil
- Prazo de retorno estimado: 2 a 8 meses
4. Santa Carga
Fundada em 2013, a Santa Carga, que integra a holding Super Franquias, é uma rede de franquias especializada em totens com Wi-Fi marketing e capacidade para recarregar até 14 dispositivos móveis simultaneamente. O franqueado é dono de sua própria unidade (totem), tendo como responsabilidade localizar os pontos para instalação dos totens e captação e gerenciamento dos 40 anúncios que o aparelho comporta.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2013 / 2013
- Quantidade atual de unidades abertas: 1 mil
- Investimento inicial: R$ 19,9 mil
- Prazo de retorno estimado: a partir de 8 meses
5. Peggô Market
Rede de franquias de mercados autônomos fundada no Rio de Janeiro e presente em 17 estados.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 350
- Investimento inicial total: R$ 55 mil
- Prazo de retorno estimado: 8 a 12 meses
6. Mikro Market
A Mikro Market é uma rede de minimercado autônomos que trabalha com operações que podem ser instaladas em condomínios residenciais e empresariais, além de espaços como universidades, hotéis, hospitais, metrô e shoppings, sempre em formato sem funcionários.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2023
- Quantidade atual de unidades abertas: cerca de 400 lojas
- Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil
- Prazo de retorno estimado: a partir de 6 meses
7. Mr. Fit
Rede que opera no conceito de fast-food saudável, oferece diversas opções de refeições leves e refrescantes para locais com climas mais quentes. Com modelo de microfranquia Express, formato to go (para levar), a unidade opera com a oferta de bolos, lanches leves e salgados 100% zero glúten, lactose e açúcar. A loja conta com o freezer de produtos ultracongelados da marca.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
- Quantidade atual de unidades abertas: 880
- Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
- Prazo de retorno estimado: 10 a 36 meses
8. Mercadão dos Óculos
Rede de óticas fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio para cidades pequenas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2013
- Quantidade atual de unidades abertas: 750
- Investimento inicial total: a partir de R$ 99 mil (modelo contêiner)
- Prazo de retorno estimado: 10 meses
9. Espetto Carioca
Redes de espetos com mais de 30 sabores no cardápio — de carnes tradicionais a opções veganas — e mais de 150 mil espetos consumidos mensalmente. Um dos modelos de negócios da marca é a franquia em container alugado, ideal para pontos comerciais compactos ou operações temporárias.
- Ano de fundação / Início no franchising: 2011 / 2012
- Quantidade atual de unidades abertas: 41 (1 no modelo contêiner)
- Investimento inicial total: a partir de R$ 100 mil
- Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
10. Unhas Cariocas
Rede de esmalteria que trabalha com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate e permite que as unhas sejam feitas, em média, em 30 minutos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 98
- Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
- Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses
11. Açaí Sunset
Criada em 2016, o Açaí Sunset é uma rede especializada em açaí, com operação nos estados do Maranhão e Piauí. O açaí da rede é fabricado sem xarope de guaraná ou aromatizantes.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 16
- Investimento inicial total: R$ 120 mil
- Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
12. Fizzoli Sorvetes
A Fizzoli Sorvetes foi criada pelo Grupo BDC, dono da Yes! Idiomas. A aposta da sorveteria é em picolés e sorvetes de massa vendidos a preço de fábrica, com opções a partir de R$ 2,99.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2025 /2025
- Quantidade atual de unidades abertas: 3
- Investimento inicial total: R$ 130 mil
- Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
13. Loucos por coxinhas
Rede de franquias que opera com conceito de fast-food especializado em mini coxinhas, churros e kibe. A marca adota quatro modelos de negócio, com possibilidade atuação em cidades litorâneas. Atualmente, a rede está presente em 13 estados e 59 cidades.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2014
- Quantidade atual de unidades abertas: 100
- Investimento inicial total: a partir de R$ 133 mil
- Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses
14. Porto do Sabor
Rede especializada na venda de sucos, açaí e sanduíches naturais. A microfranquia do Porto do Sabor necessita de espaços a partir de 12m² (4 x 3) e uma equipe mais enxuta, com 5 funcionários/dia.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1997 / 2014
- Quantidade atual de unidades abertas: 42
- Investimento Inicial total: a partir de R$ 135 mil
- Prazo estimado de retorno: 28 a 36 meses
FONTE: REVISTA PEGN





