×

Congonhas usa a tecnologia como aliada na luta contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Congonhas iniciou uma nova estratégia para fortalecer o combate à dengue, zika e chikungunya. O projeto Voo Pela Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, utiliza drones para mapear áreas de risco e localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, trazendo mais agilidade e precisão às ações de vigilância.

Na primeira etapa realizada no final de novembro, 19 bairros foram sobrevoados. Com câmeras de alta resolução, os drones conseguem identificar pontos que antes eram de difícil acesso às equipes, como telhados, lajes e áreas internas de grandes edificações.

O funcionamento é simples e eficaz: os drones capturam milhares de imagens aéreas, que são transformadas em um mapa detalhado. Por meio de ferramentas de geoprocessamento, esses registros permitem localizar locais com acúmulo de água parada como caixas d’água abertas, calhas, piscinas sem manutenção, pneus e outros recipientes.

Com base nesses dados, os agentes de combate às endemias passam a atuar de forma mais direcionada, focando os pontos críticos e acelerando as intervenções. Em áreas onde o acesso é difícil ou oferece risco aos profissionais, os próprios drones poderão ser utilizados para aplicar larvicidas com precisão e segurança.

Durante a apresentação da nova ferramenta tecnológica, o engenheiro e técnico responsável pela operação dos drones, Rafael Cláudio, destacou a importância do projeto para reforçar as ações de vigilância no município. Segundo ele, a tecnologia já demonstra resultados positivos em outras cidades e amplia significativamente a capacidade de monitoramento. “O Voo Pela Saúde representa um avanço importante para o trabalho de vigilância que estamos iniciando aqui na cidade. As imagens capturadas são analisadas com precisão e nos permitem identificar rapidamente possíveis focos do Aedes. Isso nos ajuda a direcionar a atuação dos agentes com mais eficiência, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficácia das ações de combate. É uma ferramenta moderna, que já foi utilizada em outras cidades da região como Barbacena, Ouro Branco e Entre Rios de Minas, e que está transformando a forma como monitoramos os focos da Dengue”, reforça.

Paulo Marques, referência técnica em endemias da FUNASA destaca como essa tecnologia irá contribuir para otimizar o combate ao Aedes na cidade. “Nós estamos buscamos aprimorar a forma de captura dos focos das doenças nas casas. Então, com o Drone sobrevoando as casas, teremos acesso com precisão dos locais e imóveis com maiores riscos de depósito que possam vir a acumular água. Com esse apoio, nossas equipes se deslocarão até as residências sinalizadas para recolher latas, pneus, caixas d’água destapadas, piscinas, eliminando, assim, água parada ou e possíveis focos e orientar os moradores”, explica.

A população também tem reconhecido os esforços do município na modernização das ações de combate à dengue. Para muitos moradores, a iniciativa reforça a sensação de segurança e demonstra o comprometimento da Prefeitura com o bem-estar coletivo. “Essa ação será maravilhosa pra nossa cidade, é muito importante para proteger a população. A gente sabe o quanto a dengue é perigosa, principalmente nessa época do ano,” declara Cecília Batista, moradora do bairro Dom Oscar.

A Prefeitura reforça que, apesar dos avanços e investimentos tecnológicos, a participação da população continua essencial para eliminar criadouros dentro das residências e evitar a proliferação do mosquito. No dia 29 de novembro, aconteceu o Dia D de Combate ao Aedes, quando profissionais da Saúde mobilizaram a população e os comerciantes da cidade em vários pontos da cidade.

Congonhas segue unida no combate ao Aedes. Juntos Somos Mais Fortes!

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp