×

Alerta máximo: Chuvas colocam Congonhas em alerta e Defesa Civil aciona plano de ação imediata

A Defesa Civil Municipal de Congonhas possui um plano de ação imediata para ser executado no período chuvoso, em caso de necessidade. Em dias em que houver grande volume de precipitação meteorológica, o órgão recebe notificações de ocorrências, avalia o cenário, inclusive com visitas de campo nos locais atingidos, retira as pessoas imediatamente de locais alagados ou que apresentem riscos de deslizamento ou desmoronamento. Em seguida, aciona outros setores da Prefeitura e voluntários, que também integram o plano de contingência.

Em uma situação de emergência, causada por alagamentos e outros riscos diante de grande volume de chuva, a Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura, atua em conjunto com o Gabinete do prefeito, e aciona as diversas secretarias municipais. A Saúde oferece o pronto atendimento a possíveis vítimas; Educação e Esporte e Lazer sedem escolas e ginásios para servirem de abrigo; a Zeladoria Urbana desobstrui vias e realiza reparos; Desenvolvimento, Assistência Social e Cidadania (SEDASC) fica responsável por acolher as vítimas, oferecendo-lhes alimentação, vestuário e cobertores, direcionamento para os abrigos e assistência psicológica.

Diversas outras pastas da Prefeitura atuam em momentos como este. A Secretaria de Governo emite documentos oficiais necessários para o momento, como é o caso de um decreto; Finanças e Planejamento viabilizam recursos financeiros; Gestão Urbana oferece apoio técnico, seja com o quadro de engenheiros ou com o mapeamento das áreas de risco, que é feito em junto com a Defesa Civil; Segurança Pública e Trânsito assim como a Guarda Civil Municipal organizam as vias públicas e zelam pela ordem, para que o atendimento ocorra mais facilmente e o funcionamento da cidade não seja ainda mais alterado. A Secretaria de Comunicação divulga alertas emitidos pela Defesa Civil relacionados à previsão meteorológica e as condições das áreas afetadas, assim como reforça a divulgação dos locais de abrigo e atendimentos, número de desabrigados e desalojados, além de veicular orientação de trânsito.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar, O SAMU 24h, a PRF e a EPR Via Mineira, como também o CODAP e empresas atuam em conjunto com a Prefeitura para reduzirem os impactos das chuvas.

Orientações para situações emergenciais

– Em caso de inundação, não fique em área alagada.

– Motorista que perceber a água chegando até metade da roda do veículo, volte para um ponto seguro, não siga em frente.

– Se surgirem sinais de escorregamento de encosta, saia de perto.

– Caso ouça algum estrondo, deixe a residência e vá para rua, mesmo se estiver chovendo.

– Se aparecerem trincas repentinas na residência, acione da Defesa Civil para a verificação da falha estrutural.

Prevenção

A participação da população na prevenção de danos provocados pelas chuvas é fundamental. Os moradores de Congonhas não devem jogar lixo em cursos d’água e somente destiná-lo corretamente, utilizando os serviços de coleta disponibilizados pela Prefeitura. Em caso de dúvidas ou emergência, acione a Defesa Civil pelo número de discagem gratuita 199, 9.9637-4843 (Corporativo da Defesa Civil) e 9.7249-7260 (Grupamento Tático). Outras opções são o 190 (PMMG), 192 (SAMU 24h) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp