Temporal em Mariana causa transtornos e inundações na cidade. Precipitação mais intensa começou às 15h, com acumulado de quase 50mm registrado em menos de 1h, por volta das 16h, nas regiões central e nordeste da cidade, áreas mais afetadas, resultando no transbordamento do Ribeirão do Carmo, resultando em diversos pontos de alagamento e inundações em vários pontos da cidade.As áreas mais afetadas incluem o Centro, Avenida Nossa Senhora do Carmo, o bairro Barro Preto – com destaque para a Travessa Monsenhor Rafael Coelho –, a Rua Bom Jesus e Colina.
🔴 Registro acumulado de chuva na Estação Maquiné nas últimas 24h, 83,63mm; nas últimas 4h, 60,4mm.
🔴 Registro do acumulado de chuva na Estação Central nas últimas 24h, 83,04; nas últimas 4h, 67,1mm.
A cidade está sob alerta severa de deslizamentos de solo segundo a Defesa Civil por causa do grande volume de chuva registrado nas últimas horas (nível vermelho). Nas imagens observa-se muito lixo nas águas, evidenciando a importância de conscientização por parte da população acerca da destinação final correta dos resíduos. Moradores em área de risco estão sendo retirados.
Diante do cenário de emergência, o prefeito Juliano Duarte utilizou as redes sociais para emitir um alerta à população. Em vídeo divulgado, o chefe do Executivo municipal informou que equipes da Prefeitura já estão mobilizadas nas ruas, prestando assistência e monitorando a situação.O prefeito também fez um apelo urgente para que os moradores busquem locais seguros. “Peço que todos saiam das áreas de risco”, declarou Duarte.Ele alertou ainda para a possibilidade de o rio sair da calha em outras localidades do município, como Monsenhor Horta, Bandeirantes e Mainart, reforçando a necessidade de vigilância constante por parte dos residentes destas regiões. A Defesa Civil do município orienta a população a evitar deslocamentos desnecessários e a redobrar a atenção em áreas próximas a cursos d’água. (Radar Geral/Temponovaledopiranga)




