Cerca de 100 moradores da Bocaina de Baixo, localidade de Ouro Preto (MG), participaram de uma reunião, na noite de sexta (23), em que ficou decidido que a comunidade não quer a futura instalação de hidrômetros a ser feita pela Saneouro. Segundo a Associação de Moradores local, a comunidade tem cerca de 400 pessoas. Ou seja, a maior parte dos adultos compareceu. Contrariando a recomendação do Ministério Público, os moradores querem cuidar de seus próprios problemas com relação à distribuição da água na localidade.
Na reunião, Bocaina disse que pretende “resistir”. Entretanto, a comunidade sabe que a saída mais viável é por meio do diálogo e, portanto, do “convencimento”. “Se quiser cortar a água, pode cortar. Se eu aceitar a instalação, vou ficar endividado. E no fim da história, vou ficar sem água e com dívida”, disse o morador José Fernandes (de 77 anos). Participaram da reunião lideranças da Associação e os vereadores Kuruzu (PT) e Lílian França (PP) — ambos da base do prefeito.
OUTRO LADO
Em nota, a Saneouro informou que “cumprindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, conforme Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas de 17 de novembro de 2025, iniciará neste mês de janeiro de 2026 a instalação de hidrômetros em Ouro Preto, nas ligações de água que ainda não possuem o aparelho. O objetivo é garantir a medição do consumo de água nas localidades que ainda não possuem esse controle, devido a dificuldades enfrentadas nos primeiros anos do contrato de concessão”.
A nota continua: “No documento, o promotor cita que ‘o saneamento básico, em especial o abastecimento de água potável, constitui serviço público essencial, cuja adequada prestação é dever do Município e responsabilidade da concessionária’. Ainda segundo a recomendação, a Saneouro, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, deve instalar hidrômetros em todos os imóveis dos distritos de Antônio Pereira, Rodrigo Silva, Santo Antônio do Salto e dos subdistritos de Bocaina e Mota”.
- Radar Geral



