A baliza deixou de ser obrigatória nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em pelo menos cinco estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
A mudança, confirmada pelos departamentos estaduais de trânsito de cada estado, antecipa uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que deverá padronizar os exames em todo o país.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.
Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira (26) e, segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.
Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.
Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.



