×

Chevrolet volta a vender carro dos sonhos dos anos 80

Chevrolet Monza, um ícone dos anos 80 e 90, ressurge como um carro global em 2026. Revivido inicialmente na China, o modelo agora se expande por mercados na América Latina e Oriente Médio.

Essa iniciativa da General Motors (GM) procura reposicionar o Monza como um veículo versátil para diferentes mercados. O modelo tinha deixado de ser produzido em 1996 no Brasil, mas sua volta reflete a tentativa da montadora de revitalizar a marca em um cenário automobilístico competitivo.

Novo Chevrolet Monza é vendido também como Cavalier e Cruze (Foto: Divulgação)

A estratégia internacional do Monza

Originalmente lançado no Brasil em 1982 pelo Projeto J da GM, o Monza se tornou um símbolo de status e sofisticação no mercado nacional. Em 2026, o Monza é reintroduzido globalmente, sendo produzido na China com design moderno e recursos atualizados.

Comercializado sob diferentes identidades, como “Cavalier” no México e “Cruze” no Catar, o modelo atende às necessidades regionais, adaptando-se culturalmente sem perder sua essência.

Especificações do novo Monza

O moderno Chevrolet Monza mede 4,65 metros de comprimento e 1,79 metro de largura. Comparado com o Cruze, fabricado no Brasil até 2024, possui um porta-malas com capacidade de 405 litros.

A motorização varia conforme o mercado. No Oriente Médio, chamado de Cruze, o sedã tem motor 1.5 aspirado com 113 cv. Já na China, o Monza usa um motor 1.3 turbo híbrido leve de 163 cv, que destaca-se pela eficiência, oferecendo até 21 km/l na cidade.

Futuro do Monza no Brasil

O regresso do Monza ao Brasil parece improvável, pois o mercado de sedãs médios caiu em relevância devido ao aumento dos SUVs nas preferências dos consumidores. A GM tem concentrado seus esforços em modelos populares como Onix e Tracker, e enriquece sua linha com veículos elétricos importados, incluindo o Blazer EV e o Equinox EV.

Essa abordagem ajuda a montadora a se manter competitiva no cenário de automóveis modernos, ecoando a tendência de veículos mais sustentáveis. Não há previsão de reintrodução do Monza no mercado brasileiro.

O retorno do Chevrolet Monza em 2026 simboliza a estratégia da GM de capturar o interesse global enquanto revisita seu passado. 

FOTE: TNH1

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp