28 de março de 2024 07:19

Prova de Vida: agentes do INSS poderão visitar casas dos segurados

De acordo com informações do INSS, com mudanças na prova de vida, usuários poderão receber visitas de agentes do Instituto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças no processo da prova de vida nesta quarta-feira (2). Em entrevista, o presidente da autarquia, José Carlos Oliveira, falou sobre o assunto, porém, mesmo depois dessas explicações iniciais, o fato é que muita gente ainda ficou com dúvidas sobre vários tópicos.

Uma das informações que estão circulando pelas redes sociais dão conta de que agentes do INSS poderão visitar as casas dos segurados. Isso é verdade? De acordo com o presidente da autarquia, a resposta é sim. Acontece que isso não irá acontecer para todos os beneficiários. A ideia é que apenas uma minoria receba essa visita.

Basicamente, a principal mudança na prova de vida será o fim das visitas presenciais dos segurados aos bancos. Essa era a lógica da realização desse processo. Os cidadãos tinha que se dirigir até essas agências para provarem que estão vivos e consequentemente não perderem o benefício.

Do mesmo modo, quem deixava de ir até o banco para fazer essa prova de vida corria o risco de ter o seu benefício suspenso. O INSS anunciou agora que isso vai mudar. A ideia é que o Governo tome como informação a base de dados já existente de cada uma dessas pessoas para verificar quem está vivo ou não.

E aí neste sentido há uma preocupação. Muita gente teme que o Governo utilize essa base de dados e acabe se enganando nas suas avaliações. Em resumo, boa parte dos usuários temem que o INSS possa se enganar nas suas avaliações e acabar tirando o benefício de cidadãos que não estão mortos.

Visita do INSS

É justamente aí que entra a questão das visitas. De acordo com José Carlos Oliveira, o cidadão não precisa se preocupar com isso. Segundo ele, o INSS vai analisar primeiro o banco de dados para saber quem está vivo.

porém, não é logo depois dessa análise que eles cortam o benefício. Logo depois disso, caso eles enxerguem uma possibilidade de morte, será realizada uma visita na casa desse cidadão. Caso ele esteja vivo, eles realizarão uma prova de vida biométrica.

Só depois de não encontrar o cidadão é que eles irão poder fazer o corte do benefício. Em resumo, não é todo mundo que vai receber essa visita. Apenas aqueles que o INSS não considerar que a documentação comprove a vida.

Fé de Vida

Nos últimos meses, o país registrou muita confusão em torno deste tema. É que com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as regras começaram a mudar e seguiram mudando em várias oportunidades.

Primeiro, o INSS decidiu suspender a obrigatoriedade da realização da prova de vida. Tudo por causa da pandemia. Mas logo depois, isso mudou e as pessoas voltaram a ser obrigadas a fazer isso.

Hoje, o Governo Federal afirma que ninguém vai perder o benefício por falta de prova de vida. Mas pelo que se sabe até aqui, as pessoas precisam seguir fazendo a operação. Isso porque as novas regras ainda não entraram em vigor.

FONTE NOTICIAS CONCURSOSO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade