A Polícia Militar de Minas Gerais emitiu um importante alerta à população sobre dois tipos de golpes que vêm sendo registrados com frequência: o chamado “golpe do nudes” e ligações criminosas feitas após a divulgação de ocorrências policiais.
Golpe do “nudes”: como funciona
Criminosos utilizam redes sociais e aplicativos de mensagens para se aproximar rapidamente das vítimas. Após ganhar confiança, passam a incentivar o envio de fotos ou vídeos íntimos, ou até mesmo a realização de chamadas com conteúdo sexual.
Depois de obter o material, os golpistas iniciam as ameaças, exigindo dinheiro para não divulgar as imagens para familiares, amigos ou nas redes sociais.
A orientação é clara:
- Não compartilhe imagens íntimas com desconhecidos
- Desconfie de abordagens rápidas e com teor sugestivo
- Nunca realize pagamentos em caso de ameaça
- Guarde provas como prints de conversas e perfis
Caso seja vítima, procure imediatamente uma unidade policial.
📞 Golpe por ligação após crimes na região
Outro golpe que tem preocupado as autoridades ocorre após a divulgação de crimes nas redes sociais.Criminosos utilizam essas informações públicas para entrar em contato com moradores e comerciantes próximos ao local do fato, se passando por integrantes de grupos criminosos.Durante as ligações, fazem ameaças e afirmam que a vítima estaria colaborando com a polícia, tentando intimidar e causar medo.
👉 Fique atento:
- Essas ligações são golpes
- Não forneça informações pessoais
- Não atenda exigências ou ameaças
- Procure a polícia imediatamente





