×

Congonhas participou 27ª Corrida Rústica PCD em BH

Congonhas participou da 27ª Corrida Rústica PCD, de Belo Horizonte, realizada na avenida Afonso Pena, graças à parceria entre o Projeto Superar da Prefeitura da capital mineira e sua Secretaria de Esporte. O evento reuniu cerca de 1200 atletas, atraindo familiares e o público em geral, promovendo inclusão, superação e saúde. Congonhas contou com uma delegação formada por 40 pessoas, entre atletas e profissionais, que contaram com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Congonhas.

As provas foram planejadas para atender diferentes capacidades motoras e cognitivas dos participantes. As modalidades incluem caminhada de 50 metros, com ou sem auxílio; e corridas de 100 e 200 metros, todas adaptadas às necessidades dos atletas.

O evento possui caráter eminentemente participativo, inclusivo, lúdico e de superação, voltado a atender diferentes capacidades motoras e cognitivas. Por isso, a organização não divulga uma listagem tradicional de pódio com classificação por tempos ou vencedores gerais, priorizando a celebração coletiva e a acessibilidade.

Parte da delegação de Congonhas presente ao evento representou também a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que mantém parceria com a SEL da Prefeitura e seu programa Congonhas Mais Saudável.

Uma das atletas representantes de Congonhas na 27ª Corrida Rústica PCD de BH foi Lorraine Cristina. Ela está acostumada a participar de provas pelo estado. “Viajo para outras cidades para participar de competições, como foi o caso de Belo Horizonte e, antes, de Uberlândia [onde conquistou medalha de ouro no arremesso de peso feminino e medalhada de prata no lançamento de dardo nos Jogos do Interior de Minas Paradesporto – JimiP 2025]. Para mim, é muito bom estar junto de pessoas especiais. Eu me sinto feliz, tranquila e em paz de vê-las se superando, porque eu tenho isso comigo também, tanto que sou também bailarina e estou aguardando o próximo evento de dança a ser realizado em Congonhas”.

“Este foi um momento especial de união e valorização do esporte. Congonhas se orgulha de se ver representada por quem faz do esporte um caminho de inclusão e cidadania”, analisa Paulo do Vale, gerente de Paradesporto da SEL.

O evento de Belo Horizonte encerrou o Setembro Verde, mês de valorização e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp