Em meio ao desafio do retorno as aulas e a aceleração do contágio do Covid-19. A Secretaria Municipal de Educação de Congonhas (MG) , SEMED, manteve o planejamento e voltará às aulas presenciais na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro. Os alinhamentos das equipes já foram realizados e uma reunião com todos os profissionais da Educação acontecerá na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, na Escola Municipal Dona Maria de Oliveira Castanheira, em dois momentos, manhã e tarde. Após, as diretorias das escolas agendarão, ao longo da semana, os encontros com os pais ou responsáveis.
Algumas unidades escolares com problemas estruturais de alguma natureza não terão aulas e os alunos, professores e servidores serão realocados em outras escolas. O Município está preparado para receber seus mais de 7.000 alunos da rede pública municipal. A escola em “Tempo Integral” será retomada apenas no dia 07 de fevereiro.
Na tarde desta sexta-feira, o governo estadual divulgou a 7ª versão do protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais. A partir das orientações contidas no documento, a Secretaria de Educação propõe o protocolo municipal que será avaliado pelo Comitê de Operações Especiais – COE de Congonhas para as ações de biossegurança nas escolas. Assim, todas as medidas já foram tomadas para manter a escola como um dos locais mais seguros para a não contaminação por Covid-19. Porém, é necessário que pais e/ou responsáveis fiquem atentos e preencham sempre o relatório que deve ser entregue nas escolas para avaliação dos alunos. É importante que a criança, servidores ou algum parente, em caso de testagem positiva, sintomas parecidos com os da Covid-19 ou com sintomas característicos de síndrome respiratória aguda grave, não se dirijam às escolas e procurem atendimento clínico.
O transporte também está preparado para o trabalho na próxima semana. Se por algum motivo pais ou responsáveis não fizeram requerimento de transporte, devem providenciar na próxima semana junto à direção da escola onde a criança está matriculada.
Lugar das crianças é na escola e a SEMED está preparada para recebê-las e minimizar os danos causados pelo ensino remoto imposto pela pandemia do novo coronavírus.
Lafaiete
Em Lafaiete o retorno está confirmado para a segunda-feira (7), quando mais de 12 mil alunos e profissionais retomam as atividades presenciais.