Melhores cidades do interior de Minas Gerais para visitar: cachoeiras, natureza, história e gastronomia farta é o que oferecem as cidades mineiras mais famosas.
Minas Gerais é conhecida por sua calmaria e história, que guardam memórias muito importantes para o país. Além disso, algumas cidades do interior também proporcionam passeios para os aventureiros que gostam de adrenalina e contato com a natureza. Sem dúvidas, é uma das regiões do país que oferece atrações diversas para todos os gostos. Ficou curioso para conhecer mais? Então, segue com a leitura!
Tiradentes
Foto: Tiago de Almeida / WIkimedia Commons
Sabe aquela viagem para descansar e viver sem pressa? Ela tem um destino certo: Tiradentes. Cidade típica do interior, onde o ritmo é mais lento e todas as atrações ficam concentradas em um lugar só, nesse caso, no Centro Histórico.
A Igreja Matriz de Santo Antônio é a principal da região, que oferece várias opções de obras arquitetônicas, museus, lojas, obras de arte, artesanato e decoração. Uma boa pedida também para fazer compras.
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, e está localizada a 160 quilômetros de Belo Horizonte. O local, como a maioria das cidades do interior, tem um centro histórico preservado, com casarões, igrejas, capelas e mercado municipal que são grandes atrativos para o turista. Além disso, a Cachoeira do Tabuleiro também pertence à região e é muito conhecida por ter queda d’água mais alta de Minas Gerais e é a terceira maior do Brasil, com 273 metros. Com certeza, não pode faltar na lista, assim como o Mirante da Serra da Ferrugem, que promete uma vista privilegiada da cidade.
Catas Altas
Há 120 km de Belo Horizonte, encontra-se Catas Altas, cidade repleta de sítios históricos e muitas igrejas, como o Santuário do Caraça, um complexo que faz parte da primeira igreja neogótica do Brasil. Vale visitar o centro para se encantar com alguns casarões que contam a história do local. Um pouco mais distante, fica umas das principais atrações, o Bicame de Pedra, um aqueduto de pedra que era utilizado para levar água até Catas Altas. O melhor é que ainda existe um trecho preservado para visitação. E para quem gosta de passeios mais aventureiros, há uma grande variedade de trilhas na região.
Ouro Preto
Difícil escolher o que visitar primeiro em Ouro Preto, já que há muitos locais para conhecer. Uma das cidades mais famosas de Minas Gerais, garante um encontro com a história da mineração do Brasil no período colonial. A cada canto é possível descobrir algo novo, começando pelas igrejas, há pelo menos 20 que são também obras de arte e impressionam pela sua arquitetura.
Os museus são outra parada obrigatória, entre os mais conhecidos o Museu da Inconfidência, que abriga diversos utensílios e documentos que contam sobre o processo da independência do Brasil. O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho, onde há exposição de algumas das suas obras. Ainda é possível visitar algumas minas de onde os minérios e pedras preciosas eram retirados no período da mineração, quando Ouro Preto ainda era conhecido como Vila Rica.
Capitólio
Capitólio, ou mar de Minas Gerais, é um dos destinos mais procurados da região, que está a 282 km de Belo Horizonte. Sua beleza e fama se dão principalmente por estar cercado pelo Lago da Represa de Furnas. Por isso, a grande atração do local é o passeio de lancha pelo lago, que permite ver os Cânions bem de perto. O Mirante dos Cânions também é um local muito procurado por ter uma vista panorâmica da cidade.
Capitólio tem também uma série de cachoeiras que encantam os turistas, as mais famosas e de fácil acesso encontram-se na Trilha do Sol, onde é possível visitar Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito. Agora, quando o assunto é vida noturna e gastronomia, o bairro Escarpas do Lago não pode faltar na lista.
Delfinópolis
Um lugar perfeito para os aventureiros que buscam uma rota de ecoturismo, Delfinópolis é sem dúvida, a melhor opção no interior de Minas Gerais. Há mais de 150 cachoeiras na região e entre as mais famosas está o Complexo de Cachoeiras Maria Concebida, que tem águas cristalinas e mornas (uma raridade), no meio de uma mata com uma paisagem incrível. Outras opções são Cachoeira do Ouro, Cachoeira Maria Augusta, Cachoeiras do Ézio e Complexo de Cachoeiras do Luquinha, tudo para relaxar e se conectar com a natureza.
Monte Verde
Monte Verde é um pedacinho de Minas Gerais que está localizado a 165 km de São Paulo. Isso mesmo! O que explica a sua fama entre os paulistas. Com um clima montanhoso, frio e repleto de belas paisagens da Serra da Mantiqueira, é um destino romântico, ideal para um final de semana regado a vinho e fondue.
Na cidade há várias opções de lojas e galerias super charmosas que garantem boas compras. Para quem procura passeios com mais adrenalina há também trilhas de todos os níveis e a Fazenda Radical é outra opção, que oferece passeios de quadriciclo, arvorismo, arco e flecha e a maior tirolesa de Monte Verde.
Brumadinho
Há 60km de Belo Horizonte, está Brumadinho, uma cidade com paisagens que valem a visita. Sem dúvida, sua principal atração é Inhotim, um museu a céu aberto que reúne um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e um jardim botânico, que encanta. A Serra da Moeda, no Vale do Paraopeba, também é um passeio obrigatório para quem gosta de esportes de aventura, como asas delta, parapentes e até balões.
Aiuruoca
Localizada na Serra da Mantiqueira, é uma região para curtir a natureza, repleta de rios, montanhas, bosques e principalmente cachoeiras. Além disso, ainda tem a fama de ser uma das cidades mais sagradas do Brasil, por ter uma alto grau de vibração energética. A principal atração é o Pico do Papagaio, onde é possível chegar com a ajuda de guias locais por ser uma trilha pesada. O Vale dos Garcias e Vale do Matutu também são as áreas que abrigam as melhores atrações de Aiuruoca, com inúmeras cachoeiras, poços e paisagens encantadoras.
FONTE GUIA VIAJAR MELHOR